Pular para o conteúdo principal
Assistência Estudantil

Procura elevada confirma importância do RU todo dia

Desde 20 de novembro, o RU UFU Santa Mônica passou a abrir suas portas todos os dias, para almoço e jantar

Publicado em 26/11/2025 às 09:07 - Atualizado em 08/12/2025 às 15:10

Mais de 980 pessoas vieram para o almoço de 20 de novembro, que marcou a abertura oficial do RU Todo Dia UFU. (Foto Milton Santos)

O Restaurante Universitário (RU) é uma das principais ferramentas para garantia da permanência estudantil e combate à insegurança alimentar. Por esse motivo, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) buscou diversas parcerias para garantir a ampliação dessa assistência a sua comunidade e, a partir do feriado de 20 de novembro, as portas do RU passaram a abrir todos os dias, oferecendo almoço e jantar. 

Conforme Luciana Saraiva, nutricionista e pró-reitora de Assistência Estudantil da UFU, a demanda já era esperada, mas o volume de procura logo nos primeiros dias surpreendeu. “A alta demanda reforça que o RU é, de fato, um equipamento essencial de permanência estudantil e de enfrentamento à insegurança alimentar e nutricional”, explica Saraiva. 

A pró-reitora destaca também a presença de diversos estudantes que são mães e pais presentes com suas crianças, reforçando o espaço do RU como benefício que se estende para a comunidade ampliada da UFU. “Ficamos muito felizes em ver que, tão logo abrimos diariamente, a comunidade aderiu de forma positiva. Isso mostra que estamos no caminho certo ao ampliar o acesso, garantindo que mais estudantes tenham condições adequadas para estudar, se alimentar e permanecer na universidade”, comemora.

 

Um estudante pai acompanhado pela sua filha, menor de 5 anos, no almoço no RU Santa Mônica
Crianças de até 5 anos, acompanhadas dos pais que tenham vínculo com a UFU, têm acesso liberado ao RU. (Foto Milton Santos)

Veja abaixo os números de refeições servidas no primeiro feriado e fim de semana com o RU aberto:

Números de acessos no RU Santa Mônica da UFU no primeiro fim de semana e feriado aberto
Fonte: Divru/Proae/UFU

A abertura ter ocorrido justamente no dia 20 de novembro é bastante simbólica, de acordo com a vice-reitora da UFU, professora Catarina Azeredo. Nutricionista e pesquisadora do racismo alimentar, Azeredo destaca que, lamentavelmente, “a fome tem cor”. “Sabemos, por pesquisas realizadas anteriormente, que há insegurança alimentar e nutricional entre os universitários brasileiros e em Uberlândia não é diferente. Sabemos também que entre estudantes que se declaram pretos e pardos, o percentual é maior do que entre os que se declaram brancos”, ressalta a vice-reitora.

Por esses motivos, a abertura do RU Todos os Dias e com alta demanda foi tão celebrada, explica Azeredo. Segundo ela, “garantir o RU todos os dias é reafirmar nosso compromisso com um direito humano básico, com a dignidade dos nossos estudantes. Uma refeição balanceada nutricionalmente e com um custo acessível é uma grande conquista para a saúde e o bem-estar da nossa comunidade”.

 

Estudante colocando comida na bandeja de refeição
“A alta demanda reforça que o RU é, de fato, um equipamento essencial de permanência estudantil”, afirma a Pró-reitora Luciana Saraiva. (Foto Milton Santos)

Combate à insegurança alimentar

 

Conforme publicamos anteriormente, a abertura do RU todos os dias foi resultado de uma parceria da UFU, através da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), articulada por Gilmar Machado, Assessor Especial da Presidência da República. A ação federal visa dar suporte a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e a experiência com o RU UFU será um projeto piloto, visando a futura implantação da medida em outras instituições federais de ensino superior.

O projeto inicial visa a abertura do RU do Campus Santa Mônica em fins de semana, feriados e recessos. A escolha por essa unidade entre os demais RUs da UFU se baseou em critérios técnicos muito sólidos. Primeiramente, Uberlândia é o município que concentra 85% da demanda da UFU.  “Ao analisarmos os dados históricos de acesso, ficou evidente que somente o RU Santa Mônica reúne mais de 56% de todo o fluxo, além de dispor da equipe necessária para garantir o funcionamento em finais de semana, feriados e recessos”, explica a pró-reitora. 

Conforme destaca Saraiva, neste primeiro momento, essa é a unidade mais viável para iniciar a ampliação do atendimento dentro deste projeto piloto, assegurando que o investimento público seja direcionado ao local que alcança o maior número de estudantes. “Para a UFU Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas, os/as estudantes assistidos/as com o auxílio alimentação receberão em pecúnia o valor proporcional às refeições adicionais previstas no novo formato, garantindo equidade e manutenção das condições de permanência estudantil em todos os campi”, finaliza a pró-reitora.

 

Serviço

 

Horário de funcionamento do RU: 

  • Segunda a sexta-feira: café da manhã das 6h45 às 8h; almoço das 11h às 13h10; jantar das 17h45 às 19h15; 
  • Fins de semana, feriados e recesso: almoço das 12h às 13h30; jantar das 17h30 às 19h. 

Algumas datas específicas ainda exigirão o fechamento do RU por razões operacionais, contratuais e estruturais: 

  • Dias de manutenção, reformas e higienização profunda do espaço; 
  • Dias de aplicação de prova de vestibular ou Enem, quando o campus deve ficar fechado; 
  • Alguns feriados, como: 
    • 01/01 - Réveillon; 
    • Carnaval – do sábado até a Quarta-Feira de Cinzas; 
    • Semana Santa – da Sexta-feira Santa ao Domingo de Páscoa; 
    • 01/05 - Dia do Trabalhador, e 
    • Recesso entre os dias 24/12 e 31/12. 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: Restaurante Universitário Proae políticas públicas assistência estudantil

A11y