Pular para o conteúdo principal
Assistência

Com menos de um mês de implantação, RU Todo Dia na UFU já chama atenção nacional

Em reunião de apresentação do projeto ao MDS, representante do ministério afirma ter sido procurado por outras instituições para a instalação do equipamento

Publicado em 12/12/2025 às 17:38 - Atualizado em 12/12/2025 às 17:44

Mesmo apenas o RU Santa Mônica aberto todos os dias, o restaurante consegue atender a todos os estudantes UFU de Uberlândia que contam com transporte público gratuito na cidade. (Foto: Alan Alves)

Na manhã desta sexta-feira, 12, a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Uberlândia (Proae/UFU) recebeu os representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e da Presidência da República para apresentar o projeto do "RU Todo Dia". O encontro aconteceu, inicialmente, na Sala dos Conselhos, no bloco da Reitoria, e foi seguido de um almoço com os convidados no Restaurante Universitário (RU) do Campus Santa Mônica. 

Participaram da ocasião a pró-reitora de Assistência Estudantil, Luciana Saraiva; o assessor do Presidente da República, Gilmar Machado; o Chefe de Gabinete da Secretaria Executiva do MDS, Gustavo Souza; o vereador de Uberlândia, Igino Oliveira; a Chefe de Gabinete da UFU, Christiane Pitanga; o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Sebastião Elias; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Florisvaldo Ribeiro Júnior; a prefeita universitária, Juliana Cardoso. 

Na apresentação do projeto piloto, a pró-reitora de assistência estudantil expôs os números de acesso que o RU Santa Mônica, o primeiro da UFU a funcionar integralmente todos os dias, está tendo desde a implantação do “RU Todo Dia”, que aconteceu dia 20 de novembro. Cerca de 1069 pessoas acessam o restaurante por dia aos sábados e domingos. “Inicialmente tínhamos a incerteza da real demanda dos estudantes, do número de refeições que teríamos que preparar, e fomos surpreendidos pela elevada procura. Isso reafirma a importância do RU aberto todos os dias, a dependência que os estudantes têm desse equipamento para garantir a alimentação”, expõe a pró-reitora de assistência estudantil. Saraiva também comenta que teve retorno de alguns estudantes que relataram o impacto positivo do RU aberto todos os dias para a rotina deles. 

 

UFU, referência nacional 

 

A criação do “RU Todo Dia” vai ao encontro das políticas públicas aplicadas pelo MDS. O projeto é um instrumento para fortalecimento das ações de combate à pobreza e à fome no Ensino Superior. De acordo com pesquisa realizada pelo curso de Nutrição da universidade, 43,5% dos estudantes da UFU têm algum grau de insegurança alimentar, com destaque para os grupos mais vulnerabilizados. Dessa forma, o RU se torna um potencial equipamento para o Governo Federal atuar na segurança alimentar populacional, com foco no Ensino Superior. Assim, também contribui para o combate à evasão estudantil e produz mais profissionais especializados. 

Com o significativo impacto social e educacional, o projeto aplicado na UFU já está sendo procurado por outras instituições de ensino superior que também desejam executar a ação. “A alimentação do RU Todo Dia, que parece uma coisa básica, na verdade uma conquista muito grande a partir da UFU. [...] O que existe de universidade agora atrás da gente [para implantar o projeto], não é fácil. E é bom que seja assim. [...] O que vocês estão fazendo aqui na UFU repercute no Brasil e repercute no mundo”, afirma o Chefe de Gabinete da Secretaria Executiva do MDS. 

O início da aplicação do “RU Todo Dia” na UFU contou com a destinação de R$3,8 milhões do MDS para a universidade. A verba foi uma conquista que contou com o apoio do assessor, Gilmar Machado, responsável por articular o processo com lideranças de Brasília. O ex-deputado também já conseguiu garantir aporte orçamentário para o projeto em 2026 na aprovação da nova Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), aprovada no início deste mês. “Eu não imaginava que nós íamos, num tempo tão curto, colocar na LDO, para o orçamento do país, um programa de alimentação para o ensino superior que foi exatamente o projeto piloto que vocês começaram, uma proposta da UFU junto com a MDS. Conseguimos construir, na semana passada, a LDO determinou que o ano que vem terá que ter dinheiro para assistência alimentar nas universidades, nos institutos federais, e foi exatamente porque tinha um projeto piloto em andamento [na UFU]”, alega Machado. 

De acordo com o Chefe de Gabinete da Secretaria do MDS, o restaurante universitário da UFU abrir todos os dias é uma conquista histórica estudantil, assim como a assistência social, que são conquistas civilizacionais muito recentes. “Até bem pouco tempo atrás, até 30 anos atrás não existia assistência social, não existia restaurante universitário, não existia o Cadastro Único. Para quem é mais jovem, é difícil entender como é que um país fazia a gestão sem levar em consideração uma parte razoável da sua população”, comenta Souza.  

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU 

Palavras-chave: Proae RU Todo Dia MDS assistência estudantil Restaurante Universitário políticas públicas

A11y