Pular para o conteúdo principal
Assistências

Questionário sobre assistência estudantil é aplicado na UFU e outras universidades federais

O formulário é uma ação do Tribunal de Contas da União

Publicado em 14/11/2025 às 13:04 - Atualizado em 28/11/2025 às 15:16

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que as universidades federais devem aplicar um questionário referente à Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). O formulário deve ser preenchido por todos os estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A pesquisa está aberta aos discentesa partir do dia 31 de outubro e ficará no ar até o dia 24 de novembro.

 

O objetivo do questionário é ter dados sobre as ações para melhoria da assistência estudantil nas universidades federais. O formulário constitui uma das etapas do monitoramento, visando compreender a percepção dos estudantes sobre a materialização da assistência estudantil no ensino superior. Quanto aos resultados, a verificação é feita em conjunto, mas cada universidade receberá o resultado da pesquisa em sua instituição.

A Pró-Reitora de Assistência Estudantil, Luciana Saraiva, aponta que o questionário é uma oportunidade para que os estudantes auxiliem na melhoria das políticas de assistência estudantil. “O questionário é uma oportunidade valiosa para que os (as) estudantes expressem suas percepções sobre as ações de assistência estudantil e contribuam para o aprimoramento das políticas voltadas à permanência no ensino superior”.

Saraiva complementa que os resultados da pesquisa serão importantes para os próximos passos na gestão das assistências estudantis na UFU. “Os resultados da pesquisa serão uma importante fonte de diagnóstico também para a PROAE, auxiliando na identificação de fragilidades e no fortalecimento de ações já existentes. As informações coletadas poderão se somar às demandas apresentadas nos Fóruns de Assuntos Estudantis e em outros espaços de participação estudantil, subsidiando o planejamento e a tomada de decisões”. 

 

Política Nacional de Assistência Estudantil

 

O PNAES surgiu em julho de 2024, visando ampliar a permanência estudantil nas universidades e institutos federais, com atenção aos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O projeto foi implementado pela Secretaria de Educação Superior (Sesu) e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), vinculadas ao Ministério da Educação (MEC).

A política também cobre demais pontos importantes para a vida dos estudantes, abrangendo áreas como transporte, moradia estudantil e alimentação. Graças à lei, o Programa Nacional de Assistência Estudantil, criado em 2010, e que também utiliza a sigla PNAES, passa a ter validade como uma política de estado, atendendo mais estudantes no Brasil.

A pesquisa foi direcionada aos estudantes através do e-mail institucional, enviado pela Diretoria de Comunicação Social (Dirco) da UFU, e pode ser respondida até o dia 24 de novembro. O e-mail também enfatiza a importância da contribuição dos estudantes para as melhorias no atendimento da Assistência Estudantil.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU 

Palavras-chave: Pnaes assistência estudantil Proae TCU

A11y