Pular para o conteúdo principal
Assistências

RU Todo Dia: por mais segurança alimentar e permanência estudantil

UFU servirá como projeto piloto para ações do Ministério de Desenvolvimento Social contra a fome

Publicado em 17/11/2025 às 17:05 - Atualizado em 28/11/2025 às 15:20

 

A partir desta quinta-feira, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra e feriado nacional, o Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), do Campus Santa Mônica, passará a funcionar todos os dias. A mudança no horário de funcionamento do restaurante era uma das principais promessas de campanha da atual gestão da Reitoria. A ação, coordenada pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), é uma forma da universidade firmar seu compromisso com a segurança alimentar dos discentes e contribuir com a permanência estudantil. 

Para o reitor da UFU, Carlos Henrique de Carvalho, abrir o RU aos fins de semana e feriados foca em áreas estratégicas para atender diretamente às demandas da comunidade acadêmica. “Ao operar todos os dias, o RU oferece uma refeição subsidiada e de qualidade de forma contínua, o que é fundamental para a permanência dos estudantes na universidade.
A expansão do RU, juntamente com a regularização do calendário acadêmico, cuja resolução foi aprovada pelo Conselho de Graduação em fevereiro deste ano, é uma das nossas metas prioritárias”, afirma Carvalho.   

A vice-reitora da UFU, Catarina Azeredo, complementa a fala do reitor mostrando a preocupação da UFU em garantir o direito à alimentação adequada dos discentes. “Para a gente é muito importante oferecer essa alimentação aos nossos estudantes, já que existe o conceito de direito humano à alimentação adequada. Sem alimentação, o estudante em uma situação de maior vulnerabilidade, vai ser o primeiro a abandonar os estudos [...] e nós entendemos que se garantimos a alimentação para os estudantes, também garantimos melhores condições para desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão na nossa universidade”, afirma Azeredo. 

A ação também vai ao encontro das políticas aplicadas pelo MDS, que lançou recentemente o programa “Fome Não Tira Férias”. A iniciativa do Governo Federal, de fortalecer políticas de segurança alimentar, nutricional e de combate à pobreza e à fome, se alinha às preocupações da UFU com os estudantes em vulnerabilidade socioeconômica. Desta forma, o “RU Todo Dia” será usado como um projeto piloto, pelo ministério, para futura aplicação em nível nacional em outras instituições de ensino superior. “Ser pioneira em uma iniciativa de relevância nacional para a segurança alimentar de estudantes demonstra o papel da UFU como agente de transformação social”, completa o reitor.
 

 

Da promessa à realidade 

A abertura diária do RU exigiu análises e negociações em diferentes frentes. “No campo orçamentário, foi necessário buscar recursos externos, uma vez que a ampliação de funcionamento implica aumento de custos. Do ponto de vista jurídico e administrativo, houve necessidade de compatibilizar o funcionamento diário com o contrato vigente, demandando alinhamento e articulação com a empresa terceirizada. Além disso, a etapa logística envolveu estudo de demanda e organização de toda a equipe. Foi um processo complexo, mas conduzido com muita responsabilidade e planejamento”, conta a pró-reitora da Proae, Luciana Saraiva. 

A parceria com o MDS também foi estratégica para viabilizar o orçamento necessário para a abertura do RU todos os dias. Em contrapartida, o projeto contribuirá para que o ministério faça um mapeamento do público universitário e entenda os RUs como um equipamento de segurança alimentar e nutricional. “Entendemos que os dados gerados pelo projeto piloto, como adesão, fluxo, custos, impacto na permanência estudantil e desafios logísticos servirão como referência para possíveis programas federais voltados à segurança alimentar de estudantes universitários”, explica a pró-reitora. 

O teste também servirá como base para a expansão do projeto dentro da própria UFU, como conta a vice-reitora. “Nós vamos ver a viabilidade desse projeto, a demanda real e conseguir estruturar melhor isso depois nos demais municípios [com campus da UFU]”, esclarece Azeredo, que também vê nesta ocasião a oportunidade da UFU se mostrar como um lugar de transformação social e um espaço para todos. “Recentemente, a UFU alcançou índices importantes nos rankings de universidade, destacando-se na área de inovação, pesquisa e ensino. Portanto, é mais uma forma de valorizar toda a produção que a gente tem na UFU e de mostrar o protagonismo da nossa universidade no cenário nacional, servindo de referência para outras instituições”, completa. 

 

Novo funcionamento

Neste primeiro momento, o projeto do “RU Todo Dia” será implementado apenas no Campus Santa Mônica por questões contratuais, orçamentárias e logísticas, uma vez que o restaurante do campus é o que serve um maior volume de refeições e atende um número maior de estudantes. Porém, todos os estudantes da cidade de Uberlândia poderão usufruir do equipamento aos fins de semana, feriados e recessos sem custos de transporte, uma vez que o Programa Tarifa Zero está vigente na cidade e contribui para o deslocamento dos discentes que moram próximo aos outros campi. 

Na comunidade acadêmica dos outros municípios - Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas -, os estudantes em vulnerabilidade socioeconômica receberão o Auxílio Alimentação com o acréscimo do valor proporcional às três refeições do final de semana que não são contempladas atualmente. “Os estudantes já receberão o auxílio no início do mês de dezembro, com valores correspondentes, inclusive, ao período de funcionamento de novembro. Não é possível disponibilizar o valor no dia 20/11 em função dos tramites/fluxos de pagamento”, esclarece Saraiva. 

Por fim, para a execução do projeto, os horários de funcionamento diário dos RUs precisaram passar por mudanças para equilibrar a disponibilidade de equipe, fluxo de estudantes e organização interna das refeições. Além disso, os horários de abertura da portaria da Av. Segismundo Pereira também sofreram modificações, para facilitar o acesso dos estudantes. Veja a seguir: 

Horário de funcionamento do RU: 

  • Segunda a sexta-feira: café da manhã das 6h45 às 8h; almoço das 11h às 13h10; jantar das 17h45 às 19h45; 

  • Fins de semana, feriados e recesso: almoço das 12h às 13h30; jantar das 17h30 às 19h. 

Importante destacar que algumas datas específicas ainda exigem o fechamento do RU por razões operacionais, contratuais e estruturais. É o caso dos dias de manutenção, reformas e higienização profunda do espaço; dias de aplicação de prova de vestibular ou Enem, quando o campus deve ficar fechado; e alguns feriados, como: 01/01 - Réveillon; Carnaval – do sábado até a Quarta-Feira de Cinzas; Semana Santa – da Sexta-feira Santa ao Domingo de Páscoa; 01/05 - Dia do Trabalhador, e recesso entre os dias 24/12 e 31/12. 

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: RU gestão 2025-2028 Proae Restaurante Universitário

A11y