Publicado em 09/12/2016 às 12:20 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:13
Foto: Milton Santos
Alunos da Escola de Educação Básica (Eseba) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) conquistaram medalhas e menções honrosas na 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Ao todo, foram uma medalha de ouro, três de prata, quatro de bronze e 9 menções honrosas.
A Olimpíada é composta por duas etapas. A primeira prova seleciona os melhores pontuados, que realizam uma segunda avaliação para, então, concorrerem a premiações. Na Eseba, 23 alunos participaram da segunda etapa. Desses, 17 foram premiados.
Ângela Cristina dos Santos - que atua na Eseba como professora de matemática e coordenadora de um projeto de extensão focado na Obmep - está orgulhosa do resultado. "Todos os professores da área de matemática estão muito envolvidos nessas questões, então foi um resultado muito gratificante", afirma. Ela lembra que as premiações são fruto da dedicação dos alunos. "Temos que valorizar o esforço que eles fazem de participar das provas e pesquisar sobre ela", acredita.
Para o diretor da Eseba, André Sabino, o resultado positivo vem de um esforço coletivo. "As premiações são reconhecimento do trabalho de toda a comunidade Eseba: professores, técnicos, a própria UFU que dá suporte à escola e as famílias", defende.
Prêmios e premiados
Além das medalhas, menções honrosas e certificados entregues aos alunos, a escola e professores também são premiados. Ano passado, a Eseba recebeu um kit esportivo e, agora em 2016, um troféu. Os estudantes medalhistas podem participar do Programa de Iniciação Científica (Pic) na área de matemática, durante um ano, e receber bolsa nesse período.
A lista de alunos e professores premiados é encontrada no site da Eseba.
Palavras-chave: Eseba Obmep medalha menção honrosa Premiação
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS