Pular para o conteúdo principal
LEITURA

Relatório sobre a participação do Brasil no PISA conta com a colaboração de professora da UFU

Heloisa Mara Mendes participou das análises sobre o desempenho de estudantes na leitura

Publicado em 12/12/2016 às 14:04 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:13

No dia 6 de dezembro, foi realizado na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em Brasília, o seminário de divulgação dos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) 2015. Na elaboração das análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no domínio da leitura, colaborou a professora do Instituto de Letras e Linguística da UFU, Heloisa Mara Mendes.

A docente realiza, desde 2012, um trabalho de assessoria técnico-pedagógica na Diretoria de Avaliação da Educação Básica do INEP. Em função disso, ela foi convidada para colaborar com o relatório. Segundo a professora, na análise dos resultados foram estabelecidas hipóteses para o alto índice de omissão em alguns itens (respostas deixadas em branco pelos estudantes brasileiros). “Fizemos um levantamento dos pontos fracos e fortes dos estudantes no exame, ou seja, dos elementos que, aparentemente, interferem positiva ou negativamente no desempenho brasileiro em comparação com os resultados obtidos por outros países”, explica.

Desde 2012, Heloisa realiza um trabalho de assessoria técnico-pedagógica na área de Linguagens no INEP. (Foto: Arquivo pessoal)

Ainda de acordo com Heloisa, “em leitura, 51% dos estudantes brasileiros estão abaixo do nível básico definido pelo PISA, o que significa que a maioria apenas localiza informação explícita em um texto”. Em comparação com outros países, o Brasil ficou na 59ª posição em leitura, na 63ª em ciências e na 66ª colocação em matemática. A professora afirma que o fato de o Brasil ficar nas últimas posições em comparação com outros países participantes aponta para a necessidade de mais investimentos na educação básica e mudanças no processo de ensino-aprendizagem, para assim garantir a completa participação dos estudantes na sociedade.

PISA

O PISA é um programa internacional de avaliação de estudantes criado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) com o intuito de aferir conhecimentos e habilidades nos domínios de leitura, ciências e matemática dos estudantes de 15 anos dos 35 países membros da OCDE e de outros 35 países parceiros.

Os dados apresentados no relatório podem fornecer informações importantes para a tomada de decisões com vistas ao desenvolvimento educacional dos estudantes brasileiros e sua participação qualificada na sociedade.

Palavras-chave: PISA leitura Avaliação estudantes

A11y