Pular para o conteúdo principal
Gestão

Comitiva da UFU apresenta demandas ao MEC

Em viagem a Brasília, Valder Steffen priorizou pedidos de recursos para obras

Publicado em 09/02/2017 às 14:20 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15

Alfredo Ferrão, Valder Steffen, Paulo Barone e Darizon Andrade se reuniram na SESu/MEC

O reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Valder Steffen Júnior, o pró-reitor de Planejamento e Administração, Darizon Alves de Andrade, e o assessor Alfredo Ferrão estiveram em Brasília nesta quarta-feira (08/02), em visita ao Ministério da Educação (MEC).

Além de apresentar os novos gestores da UFU, a primeira viagem oficial de Steffen a Brasília como reitor teve como objetivo levar as demandas da instituição por recursos de investimentos e entregar projetos nas áreas de cultura e extensão. A comitiva esteve na Secretaria de Educação Superior (SESu), onde se reuniu com o secretário Paulo Barone, e na Secretaria de Planejamento e Orçamento (SPO).

As demandas, segundo Andrade, são principalmente para a conclusão das obras em andamento em Patos de Minas, Ituiutaba e Monte Carmelo, onde a UFU também pretende comprar o prédio do Sesi, que já abriga atividades da universidade. De acordo com Steffen, para concluir as obras em andamento, a UFU precisaria de aproximadamente R$ 70 milhões, mas no momento apenas R$ 16 milhões estão disponíveis para isso.

“Fomos muito bem recebidos, mas há um cenário de incertezas em relação à execução orçamentária”, avalia o pró-reitor de Planejamento e Administração. “Por enquanto, o MEC recomendou cautela e racionalização dos gastos”, completa. O próprio MEC depende das próximas decisões do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG), explica Andrade.

O reitor acredita que, apesar da contenção de gastos, a resposta do MEC para as demandas da UFU deve ser dada em breve. “As pessoas com as quais conversamos apontam, como é de conhecimento de todos, um cenário difícil para esse ano. Por isso teremos que saber escolher nossas prioridades e gastar melhor o que temos”, afirma Steffen.

Palavras-chave: gestão MEC Proplad recursos

A11y