Pular para o conteúdo principal
História

Técnicos da UFU produzem documentário sobre bairro Patrimônio

Lançamento será no dia 25 de fevereiro

Publicado em 13/02/2017 às 18:31 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15

Narrativa de Mestre Bolinho passa pela história, cultura e economia local (Foto: Divulgação)

“Eu estou aqui debaixo dessas mangueiras, que quando eu era criança não saía daqui, roubando manga da Dona Belmira, eu estou aqui para contar a história do meu lindo Patrimônio da Abadia”, explica o Mestre Bolinho na abertura do documentário Contação de História do Bairro Patrimônio. O filme, produzido pelos técnicos administrativos da UFU Leocídio da Silva e Luiz Rogério Rodrigues, será lançado no dia 25 de fevereiro.

Os produtores escolheram o Patrimônio por ser o primeiro bairro de Uberlândia, com riqueza cultural e relação direta com a economia da cidade no período de sua constituição, ainda na época da escravidão. O Patrimônio da Abadia foi criado pela Lei 831, de 11/06/1857, a partir de 12 alqueires de terras doadas por Custódia Fernandes dos Santos e outros proprietários de escravos. As terras foram loteadas pela Igreja Católica para que os escravos pudessem construir seus barracos.

Mestre Bolinho, nascido João Rodrigues, é morador antigo do bairro e ainda hoje é uma personalidade ativa nos movimentos culturais. No filme, Bolinho fala sobre o Congado, as crenças e o trabalho, mas também sobre as influências da sociedade tradicional e conservadora sobre a comunidade negra.

O filme tem 1 hora e 40 minutos de duração e é composto por 17 vídeo-faixas. As filmagens foram feitas de agosto a dezembro de 2016. Alguns trechos estão disponíveis no Youtube. Segundo os autores, o vídeo poderá ser utilizado como material didático pelas escolas da região, especialmente para o cumprimento da Lei 10.639, de 09/01/2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira.

Leocídio da Silva é pedagogo, especialista em educação étnico-racial e há 39 anos é servidor da UFU, onde atua na Faculdade de Medicina Veterinária. Luiz Rogério Rodrigues é jornalista, graduado em administração pública e especialista em educação, comunicação e tecnologias. Servidor da UFU há 26 anos, trabalha no Instituto de Artes.

Lançamento

Local: Toca do Bugre Eventos - Rua Alcides Rocha, nº 20, Bairro Patrimônio.

Data: 25 de fevereiro de 2017

Horário: 14h

Palavras-chave: patrimônio técnicos

A11y