Pular para o conteúdo principal
Pesquisa

Aluna de Administração da UFU ganha prêmio sobre economia bancária

Ana Vitória Cunha estudou relação entre perfil das operações de crédito e rentabilidade dos bancos

Publicado em 09/03/2017 às 14:26 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15

A monografia “A Relação entre o Perfil das Operações de Crédito e a Rentabilidade dos Bancos no Brasil”, produzida pela estudante Ana Vitória Cunha, do curso de Administração, e orientada pelo professor Cristiano Augusto Borges Forti, receberá, no dia 15 de março, o prêmio Infi-Febraban de Economia Bancária de 2016.

"O estudo busca compreender se os bancos que oferecem mais crédito a Pessoas Jurídicas correm mais riscos de não serem pagos do que bancos que oferecem mais crédito a Pessoas Físicas e se esse fator impacta na rentabilidade do banco", afirma Ana Vitória. "Os resultados encontrados foram que os bancos que optam por ter uma quantidade maior de clientes Pessoas Jurídicas tendem a ter menor lucratividade, menor risco de não haver pagamento e conseguirão lidar com seus custos, assim tendo um retorno maior para os acionistas. Dessa forma, o menor ganho por meio de taxa de juros é compensado por haver menos perdas, resultando em melhor remuneração do capital investido", explica a estudante.

O Prêmio Infi-Febraban de Economia Bancária foi criado oficialmente em 2009 e tem como principal objetivo estimular o debate sobre a economia bancária brasileira, além de fomentar o levantamento de questões relevantes que giram em torno do sistema financeiro nacional.

O professor Forti já conhecia o prêmio e sempre indica seus orientandos a se inscreverem para o concurso. Assim que a monografia foi finalizada, Ana Vitória se inscreveu para concorrer ao prêmio. A inscrição foi feita na categoria B, em que se encaixam as monografias de graduação. “A premiação é um status, e como o prêmio é concorrido, acaba sendo de grande importância para o currículo da Ana”, declara o docente.

“A universidade possui um leque de oportunidades de pesquisa. Basta apenas a vontade e nós podemos fazer parte de pesquisas bem interessantes", declara Ana Vitória.

Palavras-chave: pesquisa Universidade

A11y