Publicado em 03/03/2017 às 15:11 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) agora tem sua marca registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O pedido foi feito na modalidade mista, ou seja, a inscrição nominativa “Universidade Federal de Uberlândia” e a logo visual. O processo de registro tem validade de 10 anos e pode ser renovado indefinidamente.
Para Thiago Paluma, diretor de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFU, o registro da marca representa segurança e valorização institucional. “A importância é ter segurança jurídica de que ninguém mais poderá utilizar tal marca sem a autorização da UFU, sob pena de infração à legislação de propriedade intelectual vigente. Além disso, existe uma agregação de valor à marca quando ela está registrada, tendo em vista que é reconhecido à UFU o uso exclusivo da marca registrada”.
O registro no INPI foi fundamentado na Resolução 04/2011 do Conselho Universitário (Consun). As informações sobre a utilização da marca pode ser consultada no Portal Comunica, inclusive com as imagens da logo e nomenclatura em diversos formatos de divulgação.
Outros setores e eventos da UFU também solicitaram o registro de marca. A Agência Intelecto, o Sistema de Informação de Extensão (Siex) e o Centro Tecnológico, Agrícola e Ambiental do Cerrado Mineiro (CTAACM) já concluíram os seus processos e têm marca registrada. Já o Simpósio de Engenharia Biomédica e o Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (Ciaem) estão com processo de registro em andamento no INPI.
Palavras-chave: Marca UFU. Institucional Agência Intelecto
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