Pular para o conteúdo principal
economia

Cepes volta a divulgar IPC e comemora 40 anos com seminário

Evento é gratuito e aberto à comunidade interna e externa

Publicado em 22/05/2017 às 11:45 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15

O Cepes é referência na apuração de índices sociais e econômicos na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Foto: Milton Santos)

O Centro de Pesquisas Econômico-Sociais do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/IE/UFU) completa 40 anos de atividades neste ano. Para comemorar a data, o centro realizará, nos dias 24 e 25 de maio, o Seminário Comemorativo Cepes 40 anos: Uberlândia, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e o contexto nacional.

O seminário tem como objetivo divulgar trabalhos recentes desenvolvidos no Cepes e marca o retorno da divulgação mensal do Índice de Preços ao Consumidor de Uberlândia (IPC). Serão apresentados os dados referentes ao ano de 2016 e aos quatro meses de 2017. A divulgação foi encerrada em dezembro de 2015, porém, os dados foram colhidos. Esse serviço é uma contribuição do centro à comunidade há mais de 38 anos. Os dados ficam disponíveis no site do Instituto de Ecomonia.

Serão realizadas palestras com os pesquisadores do Cepes e do Instituto de Economia, que apresentarão pesquisas e estudos sobre o cenário regional, e palestras com convidados externos para discutir questões de âmbito nacional. Entre os convidados estão Esther Bemerguy de Albuquerque, ex-secretária de Planejamento e Investimento Estratégico do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do Governo Federal, e o pesquisador Rodrigo Orair, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O seminário contará também com a participação do professor Eduardo Nunes Guimarães, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Regional e Urbano (Nedru/IE/UFU)

O seminário acontecerá nos Anfiteatros C e D do Bloco 5R, no Campus Santa Mônica. É gratuito, aberto à comunidade interna e externa e não há necessidade de inscrições prévias. Haverá emissão de certificados. Veja a programação completa.

O Cepes

O coordenador do Cepes, Rick Humberto Naves Galdino, diz que, nesses 40 anos de contribuição, o centro, além de calcular o IPC de Uberlândia, também desenvolve pesquisas no município e na região. “Nós produzimos diversas pesquisas, sem caráter contínuo, como a Pesquisa das Pessoas com Deficiência de Uberlândia, que foi encomendada pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Compod), para mapear a situação econômica das pessoas com deficiência, e a pesquisa mais recente: a IV Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural do Estudante de Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior Brasileiro, uma pesquisa pensada pelo Cepes, que contou com alguns parceiros e mapeia as necessidades dos estudantes, além de traçar políticas para o público da assistência estudantil”, afirma Galdino.

O primeiro Índice de Preço ao Consumidor de Uberlândia foi divulgado em janeiro de 1979 (Foto: Milton Santos)

O Cepes foi criado em março de 1977, pela Pró-Reitoria de Administração, e só no final dos anos 1980 se juntou ao Instituto de Economia. Desde sua criação, o departamento é referência na apuração de índices sociais e econômicos na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Atualmente, conta com uma equipe de nove coletores externos e 12 economistas.

O índice de inflação calculado pelo centro representa a variação de preço de uma cesta de consumo hipotético de uma família representativa que ganha de um a cinco salários mínimos. Assim, chega-se a um orçamento familiar. Esse recorte de renda, como explica Galdino, é o mesmo utilizado pelo IBGE, que procura obter uma cobertura de, pelo menos, 50% das famílias de trabalhadores brasileiros.

Palavras-chave: CEPES IPC Instituto de economia

A11y