Publicado em 01/09/2017 às 14:53 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15
Participantes do PET Biologia e da Empresa Júnior Minas Bio Consultoria Ambiental têm estande na Camaru 2017 (Foto: Ana Clara Santos Riff)
Alunos do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia (Inbio/UFU), integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) Biologia e da Empresa Júnior Minas Bio Consultoria Ambiental, participam da 54ª Exposição Agropecuária de Uberlândia, a Camaru 2017. O evento acontece entre 30/8 e 10/9. Os estudantes estão sob orientação dos professores Douglas Riff e Vanessa Stefani, ambos do Inbio/UFU.
A exposição realizada pelos alunos tem o objetivo de divulgar ações de incentivo à conservação ambiental, denominadas Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA). Produtores rurais e cooperativas agrícolas podem disputar editais de fundos de conservação ambiental para terem acesso a créditos financeiros, isenção e redução de impostos, mudas, insumos e certificação ambiental para empresas e produtores rurais.
Os Serviços Ambientais, os quais produtores e donos de terras podem ajudar a conservar e receber incentivos para tanto, incluem Serviços de Provisão (capacidade dos ecossistemas de prover recursos como alimentos, matéria-prima e água), Serviços de Suporte (formação de solos, polinização das flores, dispersão de sementes e outros), Serviços Culturais (conservação de trilhas para a educação ambiental e outros aspectos culturais, educacionais e espirituais oferecidos pelos diferentes ecossistemas) e Serviços Reguladores (purificação do ar e água, controle de erosão, pragas e outros).
O estande está localizado na Arena de Shows Camaru, pelo acesso da entrada principal, próximo ao do Hospital do Câncer. Valores para inscrição, programação e especificações sobre a visitação da exposição podem ser encontradas no site oficial do evento. Mais informações sobre a temática abordada pelos estudantes no folder Créditos por Serviços Ambientais.
Palavras-chave: Exposição camaru Biologia
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS