Publicado em 14/12/2017 às 16:56 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:14
Certificado é entregue como forma de agradecimento (Foto: Milton Santos)
Deixar o trabalho na universidade após décadas de dedicação não é algo fácil. Para muitos, a instituição chega a ser uma segunda casa, já que são várias horas passadas nos blocos e salas com outros servidores que se tornam amigos. Em homenagem aos docentes e técnicos administrativos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que se aposentaram entre setembro e novembro desse ano, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) realizou na segunda-feira (11/12) uma cerimônia para prestigiar aqueles que serviram à UFU.
Nos anos anteriores, a cerimônia de homenagem era realizada juntamente com o Seminário de Integração (momento em que os novos servidores são recebidos), mas no primeiro semestre desse ano, houve a dissociação das programações. “Nós entendemos que precisávamos fazer algo que, além de agradecer, reconhecesse todo o empenho e envolvimento do servidor ao longo de tantos anos”, explica o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Márcio Magno Costa.
O evento, que ocorreu no Anfiteatro do Bloco 5S, do Campus Santa Mônica da UFU, iniciou com uma apresentação da Orquestra do Cerrado. Também estavam presentes o reitor da universidade, Valder Steffen Júnior, e outros gestores. O reitor comentou que é responsabilidade da instituição valorizar os servidores que passaram tanto tempo na universidade: “temos um momento em que podemos reunir todos os servidores e, de uma forma muito singela, dizer para eles 'muito obrigado', dizer que a universidade agradece o esforço de cada um. Isso aquece o coração dos nossos servidores”, disse Steffen.
Evento contou com quase 40 homenageados (Foto: Milton Santos)Evento contou com quase 40 homenageados (Foto: Milton Santos)
Como forma de homenagear os servidores aposentados, foram entregues certificados e uma cartilha explicativa feita pela Diretoria de Qualidade de Saúde da UFU. Eles também tiveram oportunidade para se pronunciar e comentar sobre esse novo ciclo em suas vidas. Altair Rodrigues Guimarães, técnico administrativo por 38 anos, disse que a amizade construída na instituição é o que mais lhe marcou e que a aposentadoria vem junto com o sentimento de dever cumprido.
A assessora da Progep, Valéria Oliveira, comentou que o evento de homenagem tem sido positivo e que irá continuar sendo realizado. “Na primeira edição as pessoas se sentiram muito gratificadas, porque existe um fantasma de que a pessoa se aposenta e ninguém se lembra mais dela. Então, a proposta é que continuemos a fazer”, declarou.
Para Alfredo Júlio Fernandes Neto, professor e ex-reitor, os mais de 40 anos de dedicação à universidade significaram aprendizagem e oportunidades de crescimento. “Quando chega a hora de aposentar, você tem que entender o seu momento, a sua história na universidade e ter a consciência tranquila que o seu tempo passado aqui foi útil e que é hora de trilhar outros caminhos na vida”, disse.
Palavras-chave: servidores docentes técnicos administrativos homenagem
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS