Eleições UFU 2024

Consulta Eleitoral na UFU: veja como foi a participação da comunidade universitária no primeiro turno

Dados apresentam como docentes, técnicos e estudantes votaram para reitor

Publicado em 29/08/2024 às 12:08 - Atualizado em 30/08/2024 às 12:21

Arte: Divisão de Design e Publicidade da Diretoria de Comunicação Social da UFU

A comunidade universitária da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi às urnas nos dias 27 e 28 de agosto de 2024 para o primeiro turno da consulta eleitoral que definirá o novo reitor da instituição. Com uma participação de 36,35% dos eleitores aptos, o processo revelou uma clara divisão de preferências entre os diferentes segmentos da universidade: docentes, técnicos administrativos e estudantes escolheram chapas distintas como suas favoritas.

Participação da Comunidade Universitária

A consulta eleitoral contou com a participação de 11.841 eleitores dos 32.576 aptos a votar, resultando em uma abstenção de 63,65%. No entanto, houve variações significativas entre os segmentos da comunidade universitária.

Os docentes se destacaram com a maior taxa de comparecimento, registrando 83,15% de participação. Em seguida, os técnicos administrativos participaram com uma taxa de 69,43%. Por outro lado, o segmento estudantil registrou a menor participação, com 29,57% dos estudantes comparecendo às urnas, evidenciando uma menor mobilização.

Resultados por Segmento

Os dados do primeiro turno mostraram que cada segmento da comunidade universitária escolheu uma chapa diferente como sua principal candidata, destacando a diversidade de opiniões e prioridades entre docentes, técnicos e estudantes.

Nenhuma chapa conseguiu superar 40% dos votos em qualquer segmento, o que reflete uma distribuição equilibrada das preferências entre as chapas concorrentes.

Entre os docentes, a chapa "UFUcomVocê", encabeçada por Carlos Henrique de Carvalho e Catarina Machado Azeredo, foi a mais votada, com 34,00% dos votos, totalizando 579 votos. A chapa "IntegraMaisUFU", liderada por Hélder Eterno da Silveira e Fabíola Alves Gomes, ficou em segundo lugar com 28,66% (488 votos). Já a chapa "UFU Mais: Integrar & Transformar", de Marcio Magno Costa e Ana Marta de Souza, recebeu 18,14% dos votos (309 votos). A chapa "Reencantar a UFU", formada por Arquimedes Diógenes Ciloni e Geovana Ferreira Melo, obteve 17,09% (291 votos).

No segmento dos técnicos administrativos, a chapa "Reencantar a UFU" liderou com 35,45% dos votos, o que equivale a 686 votos. Em segundo lugar ficou a chapa "IntegraMaisUFU", com 25,89% (501 votos). A chapa "UFUcomVocê" obteve 20,57% dos votos (398 votos), ficando na terceira posição. A chapa "UFU Mais: Integrar & Transformar" recebeu 17,00% (329 votos).

Entre os estudantes, a chapa "IntegraMaisUFU" foi a preferida, com 39,78% dos votos, somando 3.263 votos. A chapa "UFUcomVocê" ficou em segundo lugar com 23,52% dos votos (1.929 votos). A chapa "UFU Mais: Integrar & Transformar" obteve 17,52% dos votos (1.437 votos). A chapa "Reencantar a UFU" registrou 17,13% (1.405 votos).

Resultado Geral do Primeiro Turno

Ao considerar o peso igual de 1/3 para cada segmento (docentes, técnicos e estudantes), o resultado final do primeiro turno distribuiu-se da seguinte maneira:

• "IntegraMaisUFU" (Hélder Eterno da Silveira e Fabíola Alves Gomes): 29,92% dos votos ponderados, com um total de 4.252 votos.
  • "UFUcomVocê" (Carlos Henrique de Carvalho e Catarina Machado Azeredo): 27,62% dos votos ponderados, com um total de 2.906 votos.
  • "Reencantar a UFU" (Arquimedes Diógenes Ciloni e Geovana Ferreira Melo): 24,51% dos votos ponderados, com um total de 2.382 votos.
  • "UFU Mais: Integrar & Transformar" (Marcio Magno Costa e Ana Marta de Souza): 17,91% dos votos ponderados, com um total de 2.075 votos.

Segundo Turno

Com a definição dos dois primeiros colocados no primeiro turno, a UFU se prepara agora para o segundo turno da consulta eleitoral, que será realizado nos dias 11 e 12 de setembro de 2024.

As chapas "IntegraMaisUFU" e "UFUcomVocê" irão disputar a preferência dos eleitores dos três segmentos, que terão a oportunidade de decidir o futuro da reitoria da universidade.

Palavras-chave: resolução regras Eleições consulta eleitoral Reitoria UFU gestão 2025/2028 votação primeiro turno apuração resultados participação comunidade universitária segmentos docentes Discentes técnicos administrativos