Eleições UFU 2024

UFU terá segundo turno para escolha de reitor

Hélder Eterno e Carlos Henrique de Carvalho lideram votação e concorrem novamente em setembro

Publicado em 28/08/2024 às 12:05 - Atualizado em 28/08/2024 às 16:49

Arte: Divisão de Design e Publicidade da Diretoria de Comunicação Social da UFU

As eleições para a Reitoria da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) seguem para o segundo turno, após nenhum dos candidatos ter alcançado a maioria absoluta dos votos no primeiro turno. Hélder Eterno da Silveira, da Chapa 3 - "IntegraMaisUFU", liderou a votação com 29,92% dos votos, seguido por Carlos Henrique de Carvalho, da Chapa 2 - "UFUcomVocê", que obteve 27,62%.

Com esses resultados, os dois candidatos disputarão a gestão 2025-2028 da UFU em um segundo turno, que será realizado nos dias 11 e 12 de setembro de 2024.

Arquimedes Diógenes Ciloni, da Chapa 4 - "Reencantar a UFU", ficou em terceiro lugar, com 24,51% dos votos, enquanto Marcio Magno Costa, da Chapa 1 - "UFU Mais: Integrar & Transformar", recebeu 17,91%.

Campanha e debates

A campanha para o segundo turno começa oficialmente no dia 29 de agosto, a partir das 7 horas, e vai até o dia 10 de setembro. Durante este período, as chapas terão a oportunidade de apresentar suas propostas, esclarecer dúvidas e dialogar com a comunidade acadêmica sobre suas visões para o futuro da UFU.

Para garantir um debate democrático e transparente entre os candidatos, estão programados dois encontros presenciais, que serão transmitidos para toda a comunidade acadêmica. Os debates serão realizados em Monte Carmelo e Uberlândia. Confira o cronograma:

Primeiro Debate:

• Data: 04/09/2024
  • Horário: 14h
  • Local: Campus Monte Carmelo
  • Participantes: Candidatos a reitor

Segundo Debate:

• Data: 09/09/2024
  • Horário: 19h
  • Local: Campus Umuarama
  • Participantes: Candidatos a reitor e candidatas a vice-reitora (em blocos separados)

A apuração dos votos do segundo turno das eleições para reitor da UFU ocorrerá no dia 12 de setembro de 2024, a partir das 12h01.

Palavras-chave: resolução regras Eleições consulta eleitoral Reitoria UFU gestão 2025/2028 votação primeiro turno apuração resultados