Em tempos de rápidas transformações globais e desafios multifacetados, a universidade do século XXI deve se reafirmar como ponto de referência de conhecimento, ciência, inclusão e inovação. A UFU tem um papel vital na formação de cidadãs e cidadãos com criticidade, ética, capacidade de reflexão e comprometimento com o desenvolvimento sustentável, os direitos humanos e a justiça social. É com essa perspectiva que Carlos Henrique e Catarina se colocam à disposição de estudantes, docentes e técnicas/os como candidatos a reitor e vice-reitora da UFU.
Representantes de um coletivo de pessoas com valores comuns, a chapa UFU COM VOCÊ é sustentada por princípios que norteiam todo o seu conjunto de propostas, pelas quais perpassa a noção de que a UFU é muito mais do que uma instituição de ensino; é uma comunidade de pessoas comprometidas com o saber de excelência e o desenvolvimento humano. Os valores que norteiam a chapa UFU COM VOCÊ são:
Democracia e autonomia
A valorização de decisões colegiadas e o diálogo com as entidades de representação de estudantes, docentes e técnicas/os, bem como com as lideranças e associações locais, regionais e nacionais que se integram à instituição será a base para todas as ações da gestão. Unido a isso, a busca pela autonomia financeira e administrativa é entendida como ponto fundamental para a UFU continuar sendo um centro de excelência e inovação, com a liberdade necessária para decidir seus rumos, será possível promover o um ambiente propício à criatividade, à inovação e à excelência na pesquisa e na extensão, integradas à formação estudantil e às demandas sociais.
Inclusão e equidade
A UFU COM VOCÊ se propõe a implementar e fortalecer políticas institucionais que garantam acesso e a permanência para estudantes, considerando suas origens socioeconômicas, étnicas/raciais, de gênero, culturais ou condições específicas. Essa inclusão deve se refletir no currículo, nas práticas pedagógicas e nos ambientes de aprendizagem, bem como nas políticas e ações de pesquisa, extensão, cultura, assistência estudantil, promoção e cuidado da saúde física e mental da comunidade acadêmica. Para alcançar essa meta, é necessário reconhecer e enfrentar o impacto das desigualdades sociais na qualidade de vida e na produção de saberes, garantindo a manutenção, o fortalecimento e a ampliação de ações e políticas institucionais que assegurem a todas e todos, na UFU, oportunidades equânimes de aprender, ensinar, trabalhar e transformar realidades.
Ética, respeito e pertencimento
A UFU COM VOCÊ vai promover uma cultura de transparência, responsabilidade, respeito, integridade e profissionalismo em todos os níveis da administração universitária. Serão implementados processos administrativos céleres e transparentes, respeitando todas as normas da administração pública, com aprimoramento dos mecanismos de auditoria, controle interno e participação comunitária. Com tais ações pretende-se promover um ambiente onde cada pessoa seja tratada com dignidade e respeito, reforçando políticas institucionais, campanhas educativas, ações de sensibilização, acolhimento às denúncias e enfrentamento de situações de violência, assédio, preconceito e discriminação, fortalecendo o diálogo com a sociedade e promovendo uma cultura de paz, acolhimento, respeito mútuo e dignidade humana. Tudo para que cada pessoa se sinta corresponsável pela identificação e construção compartilhada das políticas e ações institucionais.
Excelência
Carlos e Catarina entendem que a UFU deve ser reconhecida pela qualidade de seus cursos e pela relevância e inovação de suas pesquisas e ações extensionistas, sempre voltadas para a solução de problemas reais e o bem-estar da sociedade. E, para garantir esse reconhecimento, a UFU com você se propõe a investir na qualificação do corpo docente e técnico, na melhoria da infraestrutura e no fortalecimento de ações no ensino básico, técnico, profissional, graduação, pesquisa, pós-graduação, extensão, cultura e assistência estudantil, através de parcerias estratégicas com instituições nacionais e internacionais para ampliar nosso impacto, nossas redes e nossa visibilidade.
Sustentabilidade e responsabilidade social
Por fim, é fundamental destacar que a chapa UFU COM VOCÊ tem o compromisso com o desenvolvimento sustentável em todos os níveis institucionais, como eixo essencial para a promoção da responsabilidade ambiental, social e econômica da instituição. Reconhecendo a amplitude e a diversidade da comunidade UFU, Carlos e Catarina firmaram um compromisso com a excelência e a responsabilidade social, através da integração dos campi: UFU Educação Física, UFU Glória, UFU Ituiutaba, UFU Monte Carmelo, UFU Patos de Minas, UFU Santa Mônica e UFU Umuarama, bem como os os grupos sociais que compõem e/ou se relacionam com a UFU.
UFU inclusiva e acolhedora
A carta programa da chapa UFU COM VOCÊ (@ufucomvoce) foi elaborada por meio de um processo colaborativo, com a participação de mais de 600 pessoas. Este documento é dinâmico e continua a evoluir, incorporando contribuições e mudanças a partir do diálogo contínuo com toda a comunidade UFU.
O compromisso de Carlos Henrique e Catarina é fazer uma universidade mais inclusiva e diversa, que considere as questões relacionadas a gênero, orientação sexual, raça/etnia, deficiências, entre outras.
"Queremos promover um senso de pertencimento institucional e enfrentar todas as formas de preconceito, discriminação, assédio e violência, visando a garantir um ambiente seguro e atento às demandas da contemporaneidade." Carlos Henrique
A inclusão será o alicerce de todas as iniciativas da gestão Carlos Henrique e Catarina.
"Uma universidade só pode cumprir plenamente sua missão se for verdadeiramente integradora. Nossa diversidade é nossa força. Pretendemos implementar e fortalecer políticas institucionais que garantam acesso e a permanência para estudantes." Catarina
Para fazer essa universidade, na prática, Carlos Henrique e Catarina apresentam em sua Carta Programa uma série de propostas, todas viáveis e que já são desenvolvidas em outras instituições públicas do Brasil e de outros países. Algumas dessas ações são: ampliação da Assistência Estudantil e a oferta de bolsas para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica desde o período da matrícula e durante todo o curso; RU funcionando todos os dias, finais de semana, feriados e no período de férias e a mudança na rota do Transporte Intercampi, incluindo funcionamento até às 22h30 para atender estudantes do período noturno.
Trajetórias de valor
Carlos Henrique de Carvalho tem 63 anos, sendo 35 deles dedicados à Universidade Federal de Uberlândia (UFU), como estudante, docente, pesquisador e gestor. Natural de Uberlândia (MG), teve poliomielite aos oito meses de idade, Carlos Henrique convive com a diversidade e a defende diariamente, em uma gestão que acolhe todas as singularidades que constituem nossa universidade. É graduado em História (UFU, 1993), com mestrado em Educação (UFU, 1999), doutorado em História Econômica (Universidade de São Paulo - USP, 2003) e estágio de pós-doutorado em História da Educação (Universidade de Lisboa - UL, Portugal, 2008). Integrou os conselhos das principais agências de fomento do estado e do país (Fapemig, Capes e CNPq). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e membro do Conselho Curador da Fapemig. Atualmente, é professor titular da Faculdade de Educação (Faced/UFU), credenciado como professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFU). Como gestor, coordenou o PPGED/UFU, foi diretor da Faced e, entre 2017 e junho de 2024, foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU. Carlos Henrique se destaca pelas habilidades de negociação e resolutividade, tem capacidade de inovar, agregar e dialogar com pessoas de diferentes áreas e ampla visão sobre as necessidades da instituição, cultiva excelente relacionamento com as agências de fomento e os mais diversos setores da sociedade, é aberto a novas ideias e é apoiador concreto de ações inovadoras para a UFU.
Catarina Azeredo tem 40 anos, é natural de Belo Horizonte (MG), casada e mãe do Maurício, seu primeiro filho. Ela considera o trabalho coletivo e a empatia, aprendidos com a família, como alicerces em todos os âmbitos da sua vida. Fez toda a sua formação em escolas públicas, é graduada em Nutrição (Universidade Federal de Viçosa - UFV, 2007), com mestrado em Ciências da Nutrição (UFV, 2009), doutorado em Ciências (USP, 2015) com doutorado sanduíche na London School of Hygiene and Tropical Medicine, e estágio de pós-doutorado em Epidemiologia (Harvard, EUA, 2019). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e membro da Câmara de assessoramento da área de Ciências da Saúde da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Desde 2010, é professora da área de Saúde Coletiva/Epidemiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (Famed/ UFU) e tem sua trajetória marcada pela atuação no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão. Atualmente é professora associada e está credenciada em dois programas de pós-graduação: Ciências da Saúde (PPGC- SAUDE/UFU) e em Saúde da Família (PPGSAF/UFU), além de coorientar no Programa de Pós-graduação em Medicina Preventiva da Universidade de São Paulo (USP). Em suas experiências de gestão, atuou como coordenadora do Núcleo de Atenção Básica da Famed/UFU, coordenadora do Comitê Gestor do Centro de Saúde Escola Jaraguá e diretora da Faculdade de Medicina (Famed/UFU) de 2021 a junho de 2024. Catarina se destaca pela capacidade de acolhimento, escuta e empatia, respeito ao pensamento diverso, flexibilidade, valorização do trabalho em equipe, habilidade de negociação e resolutividade.
Nota da Redação: Esta publicação é total responsabilidade da Chapa 2. Lembramos também que a ordem da publicação foi sorteada pela Comissão Eleitoral.
Palavras-chave: Eleições consulta eleitoral Reitoria UFU gestão 2025/2028 Plano de Comunicação campanha postagens das chapas chapa 2 UFU com Você