Publicado em 12/12/2017 às 11:18 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15
Professores Décio Gatti e Carlos Monarcha exibem troféus recebidos no tradicional Prêmio Jabuti, em São Paulo. (Fotos: Arquivo pessoal)
Assinado pelo professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp - Campus Araraquara) Carlos Monarcha e publicado pela primeira vez em 2016 pela Editora Edufu, A instrução pública nas vozes dos portadores de futuros (Brasil – séculos XIX e XX) é um dos títulos que integram a coleção “História, pensamento, educação”, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (Faced/UFU) e com direção do professor Décio Gatti Júnior. Após ter conquistado o segundo lugar na categoria "Educação e Pedagogia" do Prêmio Jabuti - concedido há 59 anos pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) -, a obra foi a grande vencedora da categoria "Ciências Humanas" no Prêmio Abeu 2017.
Iniciativa da Associação Brasileira das Editoras Universitárias e criada há três anos, esta premiação tem o intuito de distinguir as melhores edições universitárias no âmbito do conhecimento científico e acadêmico. Foi a primeira vez que a Edufu teve uma de suas obras agraciada por duas estatuetas tão conceituadas.
Estatuetas do Prêmio Abeu e do Prêmio Jabuti estão expostas na sede da Edufu, no Campus Santa Mônica
"Em 2014, o professor Luiz Carlos Travaglia, do Instituto de Letras e Linguística da UFU, obteve o terceiro lugar na categoria 'Educação' do Prêmio Jabuti, com o livro Na trilha da gramática – conhecimento linguístico na alfabetização e letramento, que foi publicado pela Editora Cortez. Ver uma obra publicada por nós conquistar estes dois troféus é muito bom e, além de atestar a qualidade do livro do professor Carlos Monarcha, aponta para a necessidade de investir ainda mais na qualidade das publicações com o selo Edufu", afirma o atual diretor da Editora da Universidade Federal de Uberlândia, professor Guilherme Fromm.
Palavras-chave: edufu premiações JABUTI Abeu
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS