Publicado em 16/02/2018 às 16:59 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:16
Thiago Callado, ouvidor-geral da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (Imagem: Raimundo Nascimento)
O serviço on-line Simplifique foi lançado pelo Governo Federal em janeiro deste ano para atender a todos que usam algum serviço público no Brasil. A ferramenta foi disponibilizada aos usuários para sugestão de melhorias, identificação de falhas e questionamento sobre exigência de documentos e procedimentos requeridos pelos órgãos públicos.
A ferramenta Simplifique é um desdobramento do Decreto de Desburocratização (nº 9.094/2017), que busca melhorar o atendimento aos usuários, reduzir o excesso de burocracia e gerar agilidade, economicidade e efetividade à Administração Pública, prevendo a participação da sociedade.
Na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a Ouvidoria é o setor responsável por receber e analisar as demandas referentes à instituição. “Pode ser elogio, sugestão, solicitação, reclamação ou denúncia. A Ouvidoria vai tentar dar uma resposta a essa pessoa”, afirma o ouvidor-geral da UFU, Thiago Callado.
Para enviar alguma sugestão para a universidade, basta entrar no site da Ouvidoria e acessar o link do Simplifique. O usuário vai ser encaminhado para o sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal e pode indicar sobre qual o serviço ou a qual órgão público deseja enviar a manifestação. Depois disso, é só aguardar a resposta.
Quando a pessoa faz a solicitação de simplificação, é gerado um número de protocolo para ela. A administração pública tem que dar a resposta em até 30 dias, renováveis por mais 30. "Então, nós temos uma obrigação legal de dar resposta para a pessoa que fez um pedido de simplificação. Nesse prazo, a solicitação de simplificação vai ser analisada e, se for acatada, vai-se propor um plano de trabalho para a aplicação dessa simplificação”, relata Callado.
"Uma solicitação de bolsa, uma solicitação de matrícula ou algum trâmite nesse sentido, que exija muitos documentos ou que é muito oneroso ou muito difícil, a pessoa pode fazer uma solicitação de simplificação. Então, ele [o Simplifique] é voltado especificamente para processos administrativos e trâmites administrativos. Por outro lado, a Ouvidoria recebe também sugestões. Então, as pessoas que quiserem fazer sugestões gerais sobre a universidade, também podem fazer no nosso site”, explica o ouvidor-geral.
A perspectiva da Ouvidoria é de que a participação da comunidade acadêmica seja cada vez maior, para que a instituição consiga diminuir a burocracia de alguns serviços. “A universidade também busca uma desburocratização para agilizar os seus processos, ser mais eficiente. Então, os usuários da administração pública, os usuários da universidade, podem propor simplificações e a universidade vai ouvi-los e acatar ou não, conforme a legislação. Mas, a ideia é que a participação social, a participação das pessoas da comunidade interna e externa, ajude a melhorar a universidade e o seu funcionamento”, afirma Callado.
A Ouvidoria na UFU funciona no Bloco 1A, sala 133, no Campus Santa Mônica. Para realizar o atendimento pessoal, é necessário fazer um agendamento pelo e-mail ouvidoria@hc.ufu.br. Outras formas de contatar a Ouvidoria são por meio do telefone (34) 3239-4074 ou enviando seu pedido para o mesmo e-mail do agendamento. Já para entrar em contato direto com a Ouvidoria do Hospital de Clínicas de Uberlândia (HCU), o telefone é (34) 3218-2635 ou pelo e-mail ouvidoria@hc.ufu.br.
Assista à reportagem da TV Universitária:
Palavras-chave: Ouvidoria atendimento processos
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS