Publicado em 27/03/2018 às 10:26 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56
O conselho discutiu a importância do patrimônio cultural. (Foto: Giovanna Tedeschi)
Ocorreu, na última segunda-feira (26), a primeira reunião do Sistema de Museus da Universidade Federal de Uberlândia (Simu/UFU). O sistema, vinculado à Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Dicult/Proexc), é o único pertencente a uma universidade ativo no país.
Na reunião foi discutido o plano de trabalho da coordenação executiva do Simu. Entre os assuntos, o conselho deliberou sobre um plano museológico, sobre a difusão dos museus e seus acervos, e sobre a segurança do patrimônio cultural presente neles. A ideia dos membros do sistema é incrementar as atividades, divulgando-as ao público local.
De acordo com o coordenadora executiva do Simu, Lídia Meirelles, a iniciativa é importante para criar um fórum de debate e reflexão dentro dos museus. “É importante pensar em uma política que contemple a visibilidade, o apoio e o reconhecimento do patrimônio cultural tão rico que os museus abrigam e que precisa ser democratizado para que todos tenham acesso”, afirma.
Compareceram à reunião representantes do Museu do Índio (Musíndio), do Museu de Minerais e Rochas (MMR), do Museu da Biodiversidade do Cerrado (MBC) e do Museu Universitário de Arte (MUnA), além da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).
Palavras-chave: Simu Museus UFU Reunião Divulgação Científica
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS