Pular para o conteúdo principal
Cultura

Mostra de cinema na UFU exibe filmes com o tema 'Mulheres'

Filmes têm exibições semanais e abertas ao público

Publicado em 09/05/2018 às 14:15 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:16

Exibição do filme 'Banana is my business', no dia 26/10/17 (foto: Iara Magalhães/divulgação)

Na próxima quinta-feira, 10/5, o projeto Cine UFU, promovido pela Diretoria de Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Dicult/UFU), irá exibir o filme “A Cor Púrpura”, um clássico na abordagem da discriminação racial e sexual.

Produzido em 1985, o drama, que traz a premiada atriz Whoopi Goldberg no papel principal, é baseado no livro de mesmo título, da escritora americana Alice Walker. Escrito em 1983, a obra ganhadora do um Prêmio Pulitzer (categoria Ficção) trata de racismo, subserviência e violência contra as mulheres no início do século XX nos Estados Unidos.

Uma das propostas do Cine UFU é trazer a possibilidade de os espectadores fazerem reflexões a partir das histórias contadas e a realidade contemporânea.

A Cor Púrpura será exibido às 19h, no Centro de Informação e Referência da Cultura Negra de Uberlândia e Região (Casa de Cultura Graça do Aché), no bairro Roosevelt (Avenida Cesário Crosara, 4.187).

As apresentações, no entanto, acontecem no Campus Santa Mônica. As imagens são projetadas na parede do bloco 5O e disponibilizadas cadeiras ao ar livre. A intenção dos organizadores é tornar o projeto itinerante, para atender ao público dos demais campi.

Neste mês de maio, são cinco filmes semanais com o tema “Mulheres”. A mostra teve início no dia 3, com “Thelma & Louise” (1991), referência cinematográfica pelo roteiro e pelo incentivo à liberdade feminina.

Os outros três títulos que completam a lista são: “A excêntrica Família de Antonia” (17/5), “Mulheres” (24/5) e, no feriado de Corpus Christi, dia 31, “Tomates Verdes e Fritos”.

Uma sessão extra está programada para o dia 16/5: “Meninos não choram”. O filme antecipa o tema “diversidade”, que será abordado nas sessões de junho: Priscila - A Rainha Do Deserto (7/6), Banquete de Casamento (14/6), Adorável Lavanderia (21/5) e Almas Gêmeas (28/5).

O projeto

O projeto Cine UFU teve início em 2017 com apresentações piloto. Em 2018, foram realizadas as mostras “Sessão nostalgia” (março) e “Futuro não tão distante” (abril).

O objetivo é fomentar a diversidade cultural. Geralmente, ocorrem debates espontâneos com a participação tanto da comunidade acadêmica quanto do público externo.

O acervo da Dicult conta com 1.630 filmes de mais de 50 nacionalidades. Quase todos estão em formato VHS. Eles foram adquiridos da locadora “Sétima Arte”, de Uberlândia, que fechou as portas em 2004.

São produções que vão desde o criticado “O nascimento de uma nação”, de 1915, ao brasileiro “Amarelo manga”, de 2004. São de todos os gêneros, como documentários, clássicos, sucessos de bilheterias ou didáticos.

A ação busca dar acesso à apreciação estética, o diálogo sobre concepções e atitudes relativas às questões sociais, políticas e culturais históricas de cada época.

Mais informações sobre o Cine UFU obtidas por meio da página www.facebook.com/ufudicult.

Palavras-chave: cultura cinema CineUFU projeto

A11y