Pular para o conteúdo principal
Engenharia

Fórum Brafitec 2019 será realizado em Uberlândia

Pela primeira vez, o evento será sediado no interior do país

Publicado em 18/06/2018 às 08:21 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:16

Neste ano, evento ocorreu Auditório do Grenoble INP, na França (Foto: Arquivo dos pesquisadores)

Entre os dias 6 e 9 de junho, aconteceu o XIV Fórum Brasil France Ingénieurs Technologie (Brafitec). Neste ano, o evento ocorreu em Grenoble, na França, e contou com a presença do reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Valder Steffen Júnior, e outros professores dos cursos de Engenharia que propuseram que a próxima edição fosse sediada em Uberlândia.

A sugestão foi bem aceita e, em 2019, o fórum acontecerá na cidade sob a responsabilidade da UFU, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). É a primeira vez que o evento será sediado no interior do país. “Uberlândia é um polo de agronegócio, uma cidade que está em franco desenvolvimento. É importante os nossos parceiros terem uma visão de como funciona uma universidade pública no interior do país”, explica o reitor da UFU, Valder Steffen Júnior,.

O programa Brafitec foi implementado em 2003, sendo uma parceria entre o Brasil e a França. Com o objetivo de cooperação entre universidades e escolas de engenharia, para o desenvolvimento de pesquisas e realização de intercâmbios de estudantes de graduação, coordenadores de projetos se reúnem anualmente para avaliar os convênios em andamento e também para estudar novas propostas de parcerias.

Outra possibilidade que esse convênio permite é de que os estudantes recebam dupla titulação, ou seja, eles podem obter o diploma de engenheiro no Brasil, pela UFU e, na França, pela instituição parceira. Alunos franceses ainda podem obter esse segundo diploma em uma especialidade diferente da qual está se formando.

O Brafitec está sob a responsabilidade de organizações de ambos os países. Pela França, são o Ministério da Europa e Relações Exteriores (Meae) e o Ministério do Ensino Superior, Pesquisa et inovação (Mesri), com o apoio da Conferência dos Diretores de Escolas Francesas de Engenharia (Cdefi). Já pelo lado brasileiro, é o Ministério da Educação (MEC), com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Palavras-chave: engenharia forum graduação

A11y