Fotojornalismo

Exposição traz fotografias das manifestações contra corte de verbas

‘Entre Livros e Protestos’ fica aberta à visitação de 4 a 10 de julho no hall da Biblioteca do campus Santa Mônica

Publicado em 03/07/2019 às 15:26 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

Manifestações contra o corte de verbas na Educação foram realizadas nos dias 15 e 30 de maio e 14 de junho (foto: Luan Borges)

As fotografias que compõem a exposição "Entre Livros e Protestos" foram produzidas pelos alunos da disciplina de Fotojornalismo, do curso de Jornalismo, da Universidade Federal de Uberlândia, durante as manifestações contra o corte de verbas da Educação, realizadas nos dias 15 e 30 de maio e 14 de junho em Uberlândia.

As 81 imagens que compõem a exposição mostram ângulos gerais, nos quais se pode ter noção da quantidade de pessoas que participaram dos protestos, mas também mostram mais de perto quem foi às ruas se manifestar contra o corte ou contingenciamento de verbas anunciado pelo Governo Federal nas Universidades e Institutos Federais.

O nome da exposição faz menção a um protesto silencioso que foi realizado na primeira manifestação, do dia 15 de maio, quando diversos manifestantes pararam por quinze minutos para ler livros. Uma das fotos de divulgação da exposição, mostra que além de estudantes, professores e até crianças participaram do ato.

A exposição faz parte do trabalho final da disciplina de Fotojornalismo do curso de Jornalismo da UFU (foto: Phany Vieira)

A exposição faz parte do trabalho final da disciplina de Fotojornalismo que é ofertada no primeiro período do curso de Jornalismo da UFU. Essa foi a primeira cobertura fotográfica realizada pela maioria dos alunos.

Para a estudante Beatriz Cintra, foi a primeira vez que ela se sentiu como uma "fotojornalista". "Foi impactante, porque era um movimento de luta em defesa das universidades, um ambiente que para mim é muito novo, como estudante de primeiro período do curso de Jornalismo. Então a experiência foi enriquecedora e eu tive a oportunidade de aprender na prática, tudo o que eu já tinha visto dentro da sala de aula", disse ela.

Junto à exposição os alunos produziram foto-ensaios com pessoas que já foram ou serão afetados pelos cortes de verbas. Nos foto-ensaios eles puderam mergulhar mais a fundo no universo dessas pessoas e praticar técnicas de entrevista, além da realização das fotografias.

"A partir da ótica de cada grupo, o foto-ensaio, buscava mostrar a essência dos debates, em prol da educação, que foram levantados pelo protesto. Foi uma experiência ótima e um desafio", disse a estudante Julia Barduco.

A abertura da exposição será no dia 4/07, às 19h30, no hall da Biblioteca Central, no campus Santa Mônica da UFU. As fotos podem ser visitadas de 4 a 10 de julho. A exposição tem coordenação da professora Fernanda Torquato. A entrada é gratuita.

Serviço:

Abertura: 04/07 às 19h30