Publicado em 15/10/2019 às 16:56 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56
A semana começou com a entrega do Prêmio Inovação UFU 4.0 a estudantes, professores e técnicos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na manhã desta segunda-feira (14/10), no auditório da Fundação de Apoio Universitário (FAU). As três categorias - acessibilidade, tecnologias de aprendizagem e sustentabilidade - receberam 26 propostas. Foram premiados o primeiro e o segundo lugar de cada categoria, além de uma menção honrosa.
Helton Luiz de Oliveira é técnico administrativo da Agência Intelecto/Propp (Foto: Milton Santos)
Quem teve a ideia de promover esse prêmio foi o técnico administrativo Helton Luiz de Oliveira, da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp). De onde veio a iniciativa? “Primeiro, pela necessidade de mostrar um pouco daquilo que a UFU produz, além da sala de aula e laboratórios. Em segundo lugar, pelo fato de criar um meio de interação entre as pessoas das mais diversas áreas. Acreditando que a inovação acontece quando nos colocamos abertos a partilhar com o outro aquilo que temos de melhor”, explica Oliveira.
A ideia foi aprovada e colocada em prática pela equipe pela Propp, por meio da Agência Intelecto, e da Diretoria de Comunicação Social (Dirco), mais especificamente pela sua Divisão de Divulgação Científica. O portal Comunica UFU foi contando essa história (reveja).
Sete trabalhos foram premiados (Foto: Milton Santos)
“Apesar das dificuldades, a universidade continua realizando sua missão”, disse o reitor Valder Steffen Júnior durante a cerimônia. “Inovar é fazer o novo utilizando a nossa experiência”, declarou, destacando a preocupação dos projetos premiados “com o outro e com o meio ambiente”.
Conheça as inovações premiadas!
1. Jogo de cartas sobre diversidade
Jogo Mont! foi proposto por estudantes de Design (Foto: arquivo do projeto)
O jogo Mont!, voltado para crianças de cinco a dez anos, é composto por cartas transparentes e complementares que têm a representação de corpos com diferentes características de etnias, biotipos, gêneros e acessórios. Criado pelas estudantes Ana Luiza Sagário Borges e Maíra Siqueira Muniz, do curso de Design, orientadas pelas professoras Letícia Vasconcelos Morais Garcez e Aline Teixeira de Souza, ficou em primeiro lugar na categoria tecnologias de aprendizagem.
2. Programação na escola pública
Alunos da Feelt desenvolvem projeto em escolas públicas (Foto: arquivo do projeto)
O ZeroUm é um projeto que leva programação e desenvolvimento de jogos computacionais para crianças e adolescentes de escolas públicas. O objetivo é transformá-los em criadores de tecnologias com grande capacidade em resolver problemas. Segundo colocado na categoria tecnologias de aprendizagem, o projeto é dos estudantes Felipe Francisco Vieira, Kaliny Alice Magalhães, Jessica Silveira Avila, Amanda Luiza Rodrigues, Adriel Luiz Marques, Thalita Ayra Silva Barbosa e Bernardo Duarte de Freitas, da Faculdade de Engenharia Elétrica.
3. Plano de ensino eletrônico
O técnico Diego de Sousa Bernardes atua no Campus Patos de Minas (Foto: Milton Santos)
O projeto, apresentado pelo técnico Diego de Sousa Bernardes, do Campus Patos de Minas, prevê a realização de todo o trâmite administrativo que envolve os Planos de Ensino de maneira exclusivamente eletrônica através do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Segundo Bernardes, caso o projeto seja implantado em todos os cursos de graduação da UFU, será possível reduzir o consumo anual de papel sulfite em até 76.800 folhas. A ideia foi a vencedora da categoria sustentabilidade.
4. Cobogós que captam energia solar
Marcel Arantes apresentou o cobogó que capta energia do sol (Foto: Milton Santos)
Os cobogós Sonnergy captam a energia solar por meio de leds e transformam em energia elétrica. Cobogó é uma estrutura vazada que completa paredes e muros para possibilitar maior ventilação e luminosidade. O projeto Sonnergy foi elaborado pelos estudantes Laís Abdala e Marcel Arantes, do curso de Design, orientados pelas professoras Aline Teixeira e Letícia Vasconcelos, e ficou em segundo lugar na categoria sustentabilidade.
5. Biblioteca acessível
Espaço Biblioteca de Tecnologias Assistivas fica no Campus Santa Mônica (Foto: arquivo do projeto)
Óculos inteligentes, scanners com voz, lupas eletrônicas, mouses e teclados adaptados, linha braille e outros equipamentos compõem o Espaço Biblioteca de Tecnologias Assistivas da UFU, vencedor da categoria acessibilidade. Os detalhes do projeto, coordenado pelo técnico administrativo Paulo de Assis da Cunha, estão disponíveis no site das Bibliotecas.
6. Acessibilidade na aprendizagem
A diretora de Comunicação da UFU, Renata Neiva (à esquerda), entregou o prêmio a Paula Lemes (à direita) (Foto: Milton Santos)
A psicóloga Paula Lemes, da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, coordenou uma proposta de acessibilidade da aprendizagem no ensino superior, considerando os aspectos neurocognitivos e a inclusão de estudantes de graduação com deficiência intelectual, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, transtornos específicos de aprendizagem e/ou altas habilidades/superdotação. O projeto visa a apoiar e acompanhar esses estudantes em seu processo de aprendizagem e desenvolvimento acadêmico por meio de avaliação e reabilitação neuropsicológicas e de incentivo ao desenvolvimento de suas potencialidades cognitivas, comportamentais e emocionais. O projeto foi o segundo colocado na categoria acessibilidade.
7. Saúde nas mídias sociais
Professor Danilo Borges Paulino coordenou projeto sobre educação em saúde (Foto: Milton Santos)
Coordenado pelo professor Danilo Borges Paulino, da Faculdade de Medicina, o projeto “A Interface Educação em Saúde e Mídias Sociais: articulando tecnologias e saberes para a aprendizagem significativa na Educação Médica”, submetido à categoria tecnologias de aprendizagem, recebeu menção honrosa do Prêmio Inovação UFU 4.0. Paulino relatou como os estudantes de graduação estão utilizando as mídias sociais para divulgar conteúdos relacionados à saúde.
Veja mais fotos da cerimônia de premiação.
Palavras-chave: Prêmio Inovação UFU 4.0 inovação Ciência
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