Dia Nacional da Ciência, 8 de julho, terá programação on-line

Confira como será a participação da UFU em Minas Gerais

Publicado em 06/07/2020 às 14:07 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52

[Com informações da Assessoria de Comunicação da SBPC/MG]

A história da vacina, a relação entre humano e natureza, a ciência e os espaços de cultura e arte, casos sobre ciência e cientistas. Esses são alguns dos temas que serão abordados na comemoração do Dia Nacional da Ciência e do Dia Nacional das Pesquisadoras e Pesquisadores, que acontece em 8 de julho.

Em Minas Gerais, a programação abordará o tema "Ciência e Cultura". Vão acontecer lives, rodas de conversa, podcasts, oficinas, entre outras atividades, com o objetivo de estimular o gosto dos jovens por ciência e de divulgar o saber científico para a sociedade. Confira a programação completa no site do evento.

O diretor de Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Alexandre Molina, participará da mesa-redonda "A Ciência e os espaços de cultura e arte: Práticas culturais na Universidade", das 15h30 às 16h30. Outra mesa com participação da UFU será "A Ciência e os espaços de cultura e arte: Museus, saberes e inclusão social", das 17h às 18h30, com a coordenadora do Museu do Índio, Lídia Meirelles. Os debates serão transmitidos pelo canal Ciência de MG, no YouTube.

O professor Molina explica que serão abordadas as experiências em gestão cultural que estão sendo desenvolvidas na UFU. "Aspectos importantes como a estruturação da Política de Cultura da UFU e os desdobramentos de sua implementação serão o foco de minha fala. Ao lado disso, alguns exemplos de nossas ações estruturantes no campo da gestão cultural serão levantados, tais como: os programas institucionais de fomento à cultura, a implantação do Sistema de Museus da UFU e as ações afirmativas para a valorização e difusão da cultura negra e da cultura indígena no contexto universitário", afirma.

Toda a programação poderá ser acompanhada nos canais de comunicação do evento, que é promovido por um coletivo de instituições de ciência e tecnologia, sindicais e estudantis mineiras, composto pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, Instituto René Rachou (Fiocruz Minas), Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), Sindicato dos Docentes do Cefet (SindCefet-MG), Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – Seção Sindical (Sinasefe–IFMG), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Fundação Ezequiel Dias (Funed).

A SBPC foi fundada no dia 8 de julho de 1948, sendo também homenageada neste dia. O Dia Nacional da Ciência foi instituído pela Lei 10.221, de 18 de abril de 2001, que em seu Artigo 2º prevê que “o Poder Público incentivará a divulgação pública do Dia Nacional da Ciência, assim como sua comemoração em todos os estabelecimentos educacionais do País”. Dessa forma, todas as instituições públicas de ensino e de pesquisa do Brasil estarão envolvidas de alguma maneira na celebração desse dia.

Segundo o secretário regional da SBPC Minas, Luciano Mendes, esse dia é um importante marco em defesa das ciências brasileiras e de valorização das atividades das/os cientistas do país. "Será também um dia de diálogo e congraçamento com a população que, por meio de seus diversos coletivos, tem contribuído na construção e transmissão de conhecimentos e saberes primordiais para nossa e de todas as vidas que habitam o planeta”, ressalta.

Serviço:

Dia Nacional da Ciência e Dia Nacional das Pesquisadoras e dos Pesquisadores

Data: 8 de julho de 2020

Das 18h30 às 20h, encerramento do evento com intervenções artísticas.

Canais de comunicação:

SoundCloud -  cienciademinasgerais