Publicado em 05/08/2020 às 15:08 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52
Clique na imagem para ouvir o podcast (Arte: Marcel Arantes)
Frente ao cenário de incerteza e de distanciamento físico, provocados pela pandemia do novo coronavírus, as pessoas se viram obrigadas a se afastarem das atividades artísticas e culturais, como salas de cinema, teatros e concertos. Mas dada a relevância das linguagens artísticas para a nossa vida, estão surgindo diferentes formas de experienciá-las, mesmo sem sair de casa.
Você deve se lembrar das cantorias nas janelas e varandas italianas, em março, como se espantassem a solidão causada pela quarentena; você mesmo pode ter participado de alguma live nas mídias digitais, como consumidor ou produtor delas. Esses rearranjos, que nos fazem reencontrar com a arte, nos convida à reflexão: “a arte representa a nossa vida ou provoca a vida que há em nós?”. Segundo a filósofa Viviane Mosé, que levantou esse questionamento em um programa da TV Cultura, talvez seja as duas coisas. “Viver é um gesto artístico e estético”, considera Mosé.
Na vivência do músico Vaine, a relação com as artes, que começou na infância, se tornou interesse de estudo e profissão. “Encontrei nelas maneiras de expressar tudo o que eu sinto, mas que não consigo dizer de outra forma tão efetiva e com tamanha clareza”, disse o estudante de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em entrevista ao novo episódio do “Ciência ao Pé do Ouvido”.
No nosso podcast, lançado nesta quarta-feira (05/08), é discutido o tema: “A arte para viver”. Nele, a apresentadora Josielle Ingrid, jornalista da Diretoria de Comunicação da UFU (Dirco), convida, além do artista Vaine, a performer e psicóloga Juliana Bom-Tempo, que também é docente do Instituto de Artes, e o literato Ivan Marcos Ribeiro, professor do Instituto de Letras e Linguística, ambos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Convidados do episódio de agosto do podcast de ciência da UFU. (Arte: Marcel Arantes)
Os entrevistados respondem às perguntas enviadas por ouvintes no quadro “Diz Aí” e o programa ainda tem dicas de conteúdos sobre ciência e arte, no quadro “Anexos”, na voz da jornalista Diélen Borges, da Dirco/UFU.
Ouça gratuitamente abaixo ou no Spotify!
O podcast “Ciência ao Pé do Ouvido” é produzido pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Você pode seguir o podcast também no Twitter. Para falar com a equipe, escreva para: comunicaciencia@ufu.br.
*Thiago "Zina" Crepaldi é biólogo pela UFU e voluntário do podcast
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: podcast Ciência ao Pé do Ouvido Divulgação Científica Ciência arte
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS