Publicado em 31/08/2020 às 10:25 - Atualizado em 22/08/2023 às 22:04
É com muita honra que entregamos mais uma edição do “Jornal Diário de Ideias”, edificada por meio de encontros virtuais, ligações, trocas de mensagens via e-mail e por tantos outros canais de comunicação. Uma equipe que tem se dedicado a apresentar a autoria e o protagonismo dos nossos participantes, já que o trabalho coletivo é uma premissa fundamental que organiza todas as ações que envolvem o Programa Diário de Ideias. São mais de 60 integrantes! Um trabalho coletivo e colaborativo.
Exercemos, a cada dia, ações que envolvem relações humanas, o experienciar a leitura e a escrita como processos de expressão, comunicação e criação, elementos essenciais do nosso programa. Um trabalho inovador, pautado pela confiança e pelo diálogo como pilares que sustentam nossas ações. Somos uma equipe multidisciplinar com uma riqueza de conhecimentos em diferentes áreas do saber e o mais especial: todo mundo com uma escuta sensível, atenta e interessada para o outro, para as diferentes expressões do nosso público. Ponto essencial que faz toda diferença para o conteúdo aqui produzido em cada seção.
Convidamos vocês para entrarem na roda dialógica conosco, nos alinhavos que compõem cada reportagem, na costura da nossa colcha de retalhos, feita com um pedacinho da presença de cada leitor, convidado, participante de forma geral. Assim, em meio a propostas criativas e inovadoras, nossa equipe desenvolve as edições sempre com o olhar diligente, buscando conteúdos que concernem à natureza singular do “Jornal Diário de Ideias”. Que tal conhecerem cada integrante da nossa equipe?
Equipe Jornal de Ideias
Com a Palavra
Equipe de Gestão Eseba/UFU 2007-2016
Professora Elizabet Rezende de Faria | Diretora
O “Jornal Diário de Ideias” se coloca no momento como ferramenta relevante para a aprendizagem da leitura e da escrita, mais especificamente no campo da aprendizagem criativa, por vários motivos, principalmente por se constituir em espaço interativo e autoral, em que são dadas ao aluno da Educação Básica a palavra e a escuta, estimulando-o a produzir, registrar e compartilhar suas próprias ideias, de maneira democrática.
É importante ressaltar que o “Jornal Diário de Ideias” é um projeto que emerge de um programa denominado "Diário de Ideias", resultado do trabalho pedagógico cotidiano realizado em sala de aula e de uma pesquisa da Profa. Dra. Luciana Soares Muniz, da Eseba/UFU, na área da subjetividade vinculada ao processo de aprendizagem criativa da leitura e da escrita. Pela relevância do tema e novas concepções que aborda, constitui um grande passo na ressignificação das práticas pedagógicas na escola na direção de novas e mais complexas aprendizagens, capazes de impactar na subjetividade individual e social dos alunos, já nos primeiros anos da Educação Básica.
Retomo aqui a existência de um projeto já realizado pela Eseba denominado “Jornal Eseba em Notícia”, disponibilizado na versão impressa e na on-line - esta última, no site da escola. Este projeto tinha como objetivo possibilitar aos alunos do 5º ao 8º anos do Ensino Fundamental a oportunidade de produzir e interagir com diferentes gêneros e práticas de linguagem (entrevistas, reportagens, charges, editoriais, cartas ao leitor etc.), proporcionando o exercício de práticas de uso social da leitura e da escrita e a socialização das atividades realizadas em sala de aula e na escola.
Pela existência desses e de outros projetos, em todos os tempos, fica aqui o nosso reconhecimento à Escola de Educação Básica, que pelo envolvimento de seus docentes com o ensino, a pesquisa e a extensão, com foco nas inovações pedagógicas e na formação inicial e continuada de professores, tem cumprido o seu papel de Colégio de Aplicação, desenvolvendo pesquisa, extensão e provendo a Educação Básica de novas práticas pedagógicas.
À Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex/UFU) e aos demais integrantes do Programa Institucional de Extensão Diário de Ideias, parabéns pela realização de tão relevante projeto.”
O “Jornal Diário de Ideias” é mais uma excelente e exitosa iniciativa que envolve vários espaços acadêmicos e extensionistas da Universidade Federal de Uberlândia em prol do conhecimento construído tanto pelo público infanto-juvenil quanto pelos que o rodeiam, sejam seus professores, familiares e graduandos de diferentes cursos superiores.
Professor Leandro Rezende | Assessor
A ideia da constituição desse jornal como uma das ações do Projeto Diário de Ideias tem uma relevância imensurável, tendo em vista a abrangência que pode alcançar e, ao mesmo tempo, a valorização das vivências, registros e socialização das experiências vivenciadas pelos alunos, alunas e comunidade Eseba/UFU. Ideias e ideais presentes e tão necessários para os tempos atuais em que vivemos.
Ao saborear sua primeira edição, passear pelas suas seções, ler e sentir as falas dos autores e autoras ali presentes, me veio à mente e ao coração o pensamento de Paulo Freire. O sentido e o significado colocados por cada um dos autores e autoras em seus textos nos apresentam a efetivação de uma prática intencional, consciente e refletida.
Tenho certeza de que esse projeto vai alcançar seus objetivos propostos, pois tem sua origem na valorização de cada ação concreta construída pela criança, no envolvimento de todos e todas que participam do processo educativo e formativo dessa criança e nas infinitas possibilidades de interação e expressão de cada vivência aqui compartilhada.
Professora Denize D. Campos Rizzotto | Assessora
“Diário de Ideias” é um espaço democrático, que vai enriquecer as diversas ações que ocorrem no contexto escolar, do Ensino Fundamental, não apenas nos colégios de aplicação, já que possibilita uma conexão entre sujeitos envolvidos no processo de ensinar e aprender, sejam eles alunos, docentes ou outros agentes que estão em diferentes locais e situações, valorizando suas ações e dando voz aos anônimos que também contribuem nessa caminhada. Fico feliz em ver este projeto sendo concretizado por uma equipe da Eseba. Parabéns e sucesso!”
Professora Cláudia Regina Montes Gumerato | Assessora
O “Jornal Diário de Ideias”, uma “Boa Ideia”, apresenta-se como uma proposta relevante, inovadora e criativa na perspectiva de ampliar diálogos entre atores da comunidade acadêmica universitária e da Educação Básica no âmbito institucional e para além dos seus limites. Configura-se como espaço de conexão entre a universidade e a comunidade.
A possibilidade de compartilhar as produções das crianças e adolescentes, a palavra aberta aos pais, aos professores em formação inicial e continuada e aos pesquisadores de diferentes áreas retroalimentam processos formativos de extrema importância, em consonância com a missão da Universidade Federal de Uberlândia.”
Professora Eliana Aparecida Carleto | Diretora
O “Jornal Diário de Ideias” é uma excelente ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem da Educação Básica. Por meio dele, pode-se estimular a leitura e a escrita e, desta forma, trabalhar a criatividade e aguçar o senso crítico de seus leitores, frente às informações recebidas por meio de diferentes linguagens nos mais diversos contextos. Ressalto, ainda, que a leitura e a escrita permeiam as interações humanas e que o “Jornal Diário de Ideias” é uma maneira de ajudar os estudantes no treino e no aprimoramento da escrita, da leitura e da comunicação.
Expediente
Palavras-chave: Editorial Jornal Dário de Ideias terceira edição
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS