Gestão

Conselho Diretor aprova Calendário Administrativo de 2021 e cria Comitê de Governança Digital

Reunião também teve debate sobre próximos semestres letivos

Publicado em 04/12/2020 às 17:34 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Reunião aconteceu em sala virtual e foi transmitida pela Diretoria de Comunicação Social da UFU. (Foto: Alexandre Costa)

O Conselho Diretor da Universidade Federal de Uberlândia (Condir/UFU), na reunião extraordinária realizada nesta sexta-feira (4/12), em sala virtual, aprovou o Calendário Administrativo de 2021. A reunião foi transmitida pela Diretoria de Comunicação Social (Dirco) no Canal da UFU, no YouTube.

A proposta encaminhada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep/UFU) teve parecer favorável do relator, Dogmar Antônio de Souza Júnior. Porém, ele sugeriu que o recesso do Dia do Servidor Público, inicialmente marcado para 28 de outubro, fosse alterado para 1º de novembro. O calendário, incluindo a sugestão de alteração, foi aprovado pelos conselheiros e será publicado, nos próximos dias, na página progep.ufu.br/calendario-administrativo

Os conselheiros também debateram sobre o Calendário Acadêmico da Graduação para 2021, a pedido dos diretores das unidades acadêmicas. Esse tema será pauta na próxima reunião do Conselho de Graduação (Congrad), marcada para a próxima segunda-feira (7/12), às 8h30.

Governança Digital

O Condir também aprovou a criação do Comitê de Governança Digital (CGD/UFU), responsável por deliberar sobre os assuntos relativos à implementação das ações de governo digital e ao uso de recursos de tecnologia da informação e comunicação. O comitê deverá elaborar, para a UFU, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, o Plano de Transformação Digital, a Política de Segurança da Informação e Comunicação; e o Plano de Dados Abertos.

A UFU já tinha o Comitê Gestor de Tecnologia da Informação (CGTI), instituído em 2011, mas a atualização foi necessária para atender às mudanças que aconteceram na legislação nos últimos anos. A mais recente foi o Decreto Nº 10.332, de 28 de abril de 2020, que institui a Estratégia de Governo Digital para o período de 2020 a 2022, no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

O CGD/UFU será composto pelo vice-reitor, como presidente; pelos pró-reitores de Assuntos Estudantis, Extensão e Cultura, Gestão de Pessoas, Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação, e Planejamento e Administração; pelo diretor do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação; pelo diretor do Centro de Educação a Distância; e pelo encarregado de Tratamento de Dados Pessoais.

Mais detalhes desta e de todas as reuniões dos conselhos superiores da UFU podem ser acessados na página de ATAS E RESOLUÇÕES.

Palavras-chave: Condir Calendário Administrativo gestão