Maioria dos produtos da ceia natalina estão mais caros neste ano

Levantamento do Cepes/UFU aponta que, considerando os preços cobrados por 19 itens, em relação ao mesmo período de 2019, 15 registraram aumento em Uberlândia

Publicado em 16/12/2020 às 07:57 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Cepes realiza, desde 2018, a Pesquisa Comparativa de Preços em Uberlândia da Lista de Produtos da Ceia de Natal. (Arte: Cepes/Divulgação)

O Centro de Pesquisas Econômico-Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU), vinculado ao Instituto de Economia e Relações Internacionais (IERI-UFU), divulgou, nesta terça-feira (15/12), a “Pesquisa Comparativa de Preços em Uberlândia da Lista de Produtos da Ceia de Natal – 2020”. O levantamento traça a diferença dos valores cobrados pelos supermercados uberlandenses por estes itens, durante as segundas semanas de dezembro nos anos de 2019 e 2020.

O objetivo é fornecer à população uma referência da média dos preços de alguns produtos tradicionalmente consumidos na data comemorativa do Natal. Graciele Sousa, economista do Cepes, ressalta que as informações podem ajudar os moradores da maior cidade do interior mineiro na hora das compras. “As pessoas podem utilizar esta lista como um guia de quais são as médias de preços praticadas na cidade de Uberlândia para alguns produtos natalinos, buscando encontrar o melhor preço e, assim, economizar”, explica.

Produtos da lista da Ceia de Natal de Uberlândia foram definidos, inicialmente, com base na pesquisa comparativa de preços de produtos para ceia de Natal da Diretoria de Estudos e Pesquisas da Fundação Procon-SP do ano de 2015. (Arte: Cepes/Divulgação)

A pesquisa, que pode ser acessada AQUI, indica que a maior variação está na uva (fruta fresca), que quase dobrou de preço, apresentando 91,97% de aumento. Já a uva passa (escura sem semente) registrou alta de 54,03%. Por outro lado, quatro itens registraram valor mais baixo: castanha de caju (torrada/salgada); vinho tinto suave – garrafa de um litro; castanha do Pará (sem casca); e sidra e outras bebidas gaseificadas – garrafa de 660 mililitros; com, respectivamente, 14,62%, 7,43%, 5,87% e 2,06% de queda.

Caso uma pessoa adquirisse todos os 19 itens, nas quantidades dispostas, que compõem a cesta do Cepes, ela pagaria em 2020 o valor total de R$ 731,19, enquanto em 2019 o valor seria de R$ 703,33. Sousa destaca que a quantidade consumida não é a mesma da quantidade/peso do produto coletado no levantamento. “Os resultados desta pesquisa comparativa de preços da lista de produtos da ceia de Natal não representam os gastos totais de uma cesta de produtos da referida ceia”, informa.

Para cada produto, existe uma série de fatores que contribuíram para a elevação nos preços. Segundo Sousa, dois motivos em comum para a alta nos preços são a valorização do dólar e a desvalorização do real. “A cotação do dólar em 2019 ficou em média R$ 3,95 e neste ano, até novembro, a média anual está acima de R$ 5,00. Desse modo, em 2020 está mais caro importar produtos do que no ano anterior; e essa alta nos preços ao longo da cadeia produtiva, em algum momento e grau, chega ao preço cobrado do consumidor final”, conclui.

Palavras-chave: Ceia de Natal CEPES Pesquisa Comparativa de Preços em Uberlândia da Lista de Produtos da Ceia de Natal Inflação Uberlândia