Publicado em 28/12/2020 às 08:52 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29
Neste mês de dezembro, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Institut Supérieur de l’Aéronautique et de l’Espace (Isae-Supaero), com sede em Toulouse, na França, renovaram, por mais 5 anos, o acordo de cooperação para a mobilidade de estudantes de graduação e de pós-graduação em Engenharia Aeronáutica.
Segundo o titular da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRII/UFU), Waldenor Barros Moraes Filho, o acordo fortalece a parceria entre as duas instituições, iniciada em 2015. Fundado em 1909, o Isae-Supaero é considerado a escola de Engenharia Aeronáutica e Espaço mais tradicional e renomada da Europa. “O processo de renovação teve início no Fórum Brafitec, ocorrido em Uberlândia em 2019, com os professores Antônio Marcos Gonçalves de Lima e Roberto de Souza Martins, pelo lado da UFU, e pelo professor Pierre de Saqui-Sannes, pelo lado do Isae-Supaero. Os detalhes finais do acordo foram acertados com a visita que os professores Antônio e Roberto fizeram ao Isae-Supaero em 2019. Este documento traz, como inovação, a possibilidade da realização da defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de forma on-line com professores das duas instituições”, relata o diretor da DRII.
Parceria
Na avaliação do coordenador do curso de Engenharia Aeronáutica da UFU, Roberto de Souza Martins, esta parceria “é muito importante para o melhoramento dos currículos do curso de Engenharia Aeronáutica da UFU, uma vez que há a atualização e convergência constantes dos cursos que são praticados na UFU e Isae-Supaero”.
Financiamento
O acordo ocorre com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), no contexto do programa Brafitec, cujo objetivo é fomentar o intercâmbio e estimular a aproximação das estruturas curriculares de instituições francesas e brasileiras no ensino de engenharia. “Os alunos aprovados no programa Capes/Brafitec recebem passagens de ida-volta, seguro saúde, auxílio deslocamento e bolsas de estudo de até 2 anos, além de recursos para as missões dos coordenadores e professores participantes de cada projeto”, explica Martins.
Ainda conforme ele, como resultado da parceria, está em andamento na UFU o projeto intitulado “Programa de Formação de Engenheiros Biculturais em Engenharia Aeronáutica Adaptados às Necessidades das Indústrias Franco-Brasileiras”, aprovado pelo Edital Capes-Brafitec 11/2018 e coordenado pelos professores Antonio Marcos Gonçalves de Lima (da UFU) e Pierre de Saqui-Sannes (do Isae-Supaero).
Visita de docentes da UFU ao Isae-Supaero, em Toulouse (França): Prof. Roberto de Souza Martins (esq.), Prof. Antônio Marcos Gonçalves de Lima (centro, coordenador brasileiro) e Prof. Pierre de Saqui-Sannes (direita, coordenador francês). (Foto: Arquivo pessoal)
Acordos assinados
Resultados
Até o presente momento, relata Moraes Filho, a parceria UFU-Isae-Supaero resultou na formação de dois alunos de duplo diploma, outros dois com a conclusão prevista para 2021 e está prevista a ida de mais quatro estudantes em 2021. Também foi concluída uma graduação sanduíche em Engenharia Aeronáutica, além do desenvolvimento de trabalhos acadêmicos e estágios de estudantes brasileiros em importantes empresas francesas, como Airbus, Safran Engines e Ariane Group, dentre outras, com a finalidade de aprofundar conhecimentos no campo aeroespacial.
>>> Informações
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Engenharia Aeronáutica Cooperação internacional Isae-Supaero DRII UFU
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS