Pular para o conteúdo principal
LIVES

UFU promove lives informativas contra o assédio

Transmissões vão contar com a participação de profissionais de diversas áreas

Publicado em 09/03/2021 às 16:16 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:26

Campanha da UFU de combate ao assédio acontece virtualmente nos meses de março e abril. (Imagem: Divulgação)

 

Desenvolvida pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a iniciativa “UFU Contra o Assédio” é uma campanha informativa de combate ao assédio moral e sexual, que também acontece virtualmente na universidade. Durante os meses de março e abril acontecerão lives, debates e textos explicativos para esclarecer a comunidade universitária sobre os temas.

São cinco lives a serem realizadas semanalmente, nas quintas-feiras, a partir das 17h, no CANAL DA UFU NO YOUTUBE. Confira a programação completa:

 

Prevenção e combate ao assédio sexual nas IFES (11/3)

A ser transmitida em 11 de março, a live será mediada pela psicóloga da Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional (Dipae/UFU) Paula Lemes. O evento vai contar ainda com a participação das doutoras Diana Guimarães Azin, Bianca Duarte Teixeira Lobato e Fafate Costa.

>>Saiba mais sobre as convidadas:

*Drª Diana Guimarães Azin é procuradora-chefe da Procuradoria Federal junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e coordenadora do grupo de trabalho da Procuradoria-Geral Federal (PGF) sobre Prevenção e Combate ao Assédio Sexual nas instituições federais de ensino.

*Drª Bianca Duarte Teixeira Lobato é especialista em Direito Público e Processual Público pela Faculdade Cândido Mendes de Vitória (Facam) e em Direito Administrativo pelo Instituto de Direito Público de Brasília (IDP). Ela é também procuradora-chefe da Procuradoria Federal junto à UFU.

*Drª Fafate Costa é jornalista, documentarista e professora do curso de Jornalismo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Com pesquisa de pós-doutoramento no Centro de Estudos sobre as Mulheres e Gênero da Universidade de Warwick, no Reino Unido, suas investigações atuais concentram-se nos estudos de violência contra a mulher, memória e discursos.

 

Assédios sob a perspectiva dos discentes (18/3)

A live será transmitida em 18 de março e será mediada pela psicóloga da Dipae Leiliane Bernardes Gebrim. O evento contará também com a participação das graduandas Rayssa Lemes e Maíra Santiago, e do economista Thiago Callado Kobayashi.

>>Saiba mais sobre os participantes:

*Rayssa Lemes é graduanda em Ciências Sociais na UFU, atuante no movimento estudantil e membro do Conselho Universitário. Ela é também diretora de Políticas Públicas de Juventude na União Estadual dos Estudantes (UEE-MG) e representante da sociedade civil no Conselho Estadual da Juventude de Minas Gerais.

*Thiago Callado Kobayashi possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestrado em Economia pela UFU. É servidor técnico administrativo - economista da UFU desde abril de 2007.

*Maíra Santiago é graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária na UFU, membro do projeto de extensão “Acelerar e Suportar” e membro do projeto “Denuncie”.

 

Assédios no ambiente universitário (25/3)

A ser transmitida em 25 de março, a live será mediada pelo pedagogo da Dipae Aluísio José Alves. O evento vai contar ainda com a participação da professora da Faculdade de Direito Professor Jacy de Assis (Fadir/UFU) Neiva Flávia de Oliveira e da doutora Bárbara Silveira Machado Bissochi.

>>Saiba mais sobre as convidadas:

*Neiva Flávia de Oliveira é professora mestre da Faculdade de Direito da UFU e coordenadora dos projetos de combate às violências contra a mulher "Todos Por Ela" e "Acolhidas". Ela também integra o Núcleo de Atenção Integral a Vítimas de Agressão Sexual (Nuavidas).

*Drª Bárbara Silveira Machado Bissochi é defensora pública do Estado de Minas Gerais (DPMG),  nas áreas de Direito de Família e na Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica. É membro da Câmara de Estudos de Igualdade Étnico-Racial, Gênero e Diversidade Sexual e  do Grupo de Trabalho para Elaboração de Protocolo de Atendimento à Mulher em Situação de Violência da DPMG, e do Conselho Municipal do Direito das Mulheres (CMDM).

 

Consequências jurídicas do assédio moral (1/3)

A ser transmitida em 1º de abril, a live será mediada pelo pedagogo da Dipae Antônio Neto Ferreira dos Santos e contará com a presença dos doutores Albert Caravaca e Bianca Duarte Teixeira Lobato, e do graduando no curso de Direito da UFU Marcelo Henrique de Lima.

>>Saiba mais sobre os participantes:

*Dr Albert Caravaca é especialista em Direito Público pela Universidade de Brasília (UnB) e é procurador federal desde dezembro de 2003. Tem experiência em Direito Público, com ênfase em Direito Constitucional, Administrativo, Tributário e Previdenciário.

*Marcelo Henrique de Lima é estudante do curso de graduação em Direito da UFU. É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Direito Eleitoral e Partidário (CNPq), conveniado com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

 

Será que é assédio? (8/4)

A live será transmitida em 8 de abril e será mediada pelo pedagogo da Dipae Antônio Neto Ferreira dos Santos. O evento contará também com a participação das estudantes Luiza Guerra Mendonça e Mariane Fiorilli de Oliveira, e da docente Priscila de Sousa Zarife.

>>Saiba mais sobre as convidadas:

*Drª Priscila de Sousa Zarife é colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia na UFU. Doutora e Mestra em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB), ela desenvolve pesquisas sobre diversidade, inclusão e saúde nas organizações, especialmente microagressões às minorias no ambiente de trabalho.

*Luiza Guerra Mendonça é graduanda do curso de Psicologia da UFU e extensionista do Nuavidas, no ambulatório do Hospital de Clínicas (HC-UFU).

*Mariane Fiorilli de Oliveira é graduanda do curso de Direito da UFU. Ela também é coordenadora discente do projeto “Acolhidas”, estagiária voluntária na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e militante do Levante Popular da Juventude.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

 

Palavras-chave: lives UFU Contra o Assédio campanha informativa

A11y