Publicado em 03/11/2025 às 10:31 - Atualizado em 06/11/2025 às 09:22
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) participa, nesta terça-feira, 4 de novembro, da audiência pública convocada pelo Ministério Público Federal (MPF) para discutir e fomentar medidas de prevenção e enfrentamento ao assédio e à violência contra a mulher nas universidades e institutos federais de Minas Gerais. A UFU será representada pelo Pró-Reitor de Gestão de Pessoas (Progep), Sebastião Elias da Silveira.
O evento, organizado pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), faz parte de um inquérito civil público que apura o tema. O objetivo principal da audiência é coletar informações da comunidade acadêmica e da sociedade civil para embasar a atuação do MPF, além de verificar a implementação da Lei federal nº 14.540/2023, que institui o Programa de Prevenção e Combate ao Assédio Sexual na Administração Pública.
A necessidade do debate é reforçada por dados recentes de uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU). O levantamento demonstrou que a maioria das instituições federais ainda carece de preparo adequado para lidar com a questão.
Entre os dados destacados, a auditoria aponta que:
A audiência pública ocorre nesta terça-feira, 4 de novembro, com início às 9h. A comunidade acadêmica da UFU e demais interessados podem acompanhar a transmissão completa ao vivo no player abaixo:
Caso prefira, a transmissão também estará disponível diretamente no canal do Ministério Público Federal no YouTube.
Palavras-chave: MPF UFU Contra o Assédio Progep
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS