Pular para o conteúdo principal
Ciência

Professora da Física pesquisa corantes naturais que podem ter uso médico e ambiental

Na série Produtividade em Pesquisa, a cientista Viviane Pilla, PQ-2, fala também sobre aplicações de nanoestruturas fluorescentes

Publicado em 20/04/2021 às 09:09 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

 

Viviane Pilla é doutora em Ciência Física Aplicada (Foto: Arquivo da pesquisadora/ Arte: Viviane Aiko)

Entre os novos bolsistas Produtividade em Pesquisa que estamos apresentando na série do portal Comunica UFU está a docente Viviane Pilla, do Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia (Infis/UFU). Ela integra um grupo de cientistas que investiga as propriedades de corantes naturais e nanopartículas em biomateriais, que podem ter aplicações como agente fungicida e como biossensores. Confira!

 

Viviane Pilla, PQ-2

Possuo graduação em Física (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), mestrado e doutorado em Ciência Física Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP), pós-doutoramento na área de Física Aplicada realizado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na área de Físico-Química na Universidade Nova de Lisboa. Atualmente sou professora associada II da UFU. 

Tenho experiência na área de física, com ênfase em propriedades termo-ópticas da matéria condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: efeitos fototérmicos, fotofísica, propriedades ópticas e caracterização de materiais para bio-aplicações e tecnologias: nanocristais semicondutores (funcionalizados e não-funcionalizados para aplicações biológicas), materiais ópticos (vidros dopados com terras raras e cristais), orgânicos e/ou naturais (polímeros, quitosana e corantes naturais) e biomédicos (biofluidos e resinas odontológicas). 

Veja mais no Currículo Lattes.

 

O que você pesquisa? 

O título da pesquisa é "Caracterização termo-óptica de corantes e nanoestruturas fluorescentes para bioaplicações". Esse projeto consiste na preparação (extração, síntese e/ou manipulação) e caracterização de biomateriais (soluções aquosas, salivas, polímeros e outros) na presença de corantes naturais e partículas de tamanhos reduzidos (nanoestruturas) fluorescentes visando a possíveis aplicações ambientais e biomédicas. 

Os corantes naturais são extraídos de plantas e sementes, e as caracterizações termo-ópticas dos biomateriais são determinadas experimentalmente usando fontes de luz. O objetivo do trabalho é determinar as propriedades físico-químicas dos corantes naturais e nanopartículas em biomateriais, para aplicações como agente fungicida e como biossensores para detecção de adulterantes de interesse na área biomédica e/ou ambiental. 

 

Por que a sua pesquisa é importante para a ciência e para a sociedade?

Os corantes naturais apresentam um crescente e renovado interesse de utilização na área alimentar e da saúde, devido a estudos que reportam os seus efeitos bioquímicos e farmacológicos. Atualmente, os corantes naturais estão sendo usados em outras aplicações, como em biomonitoramento ambiental e agentes fungicidas. 

Neste projeto, estudos de caracterizações ópticas de corantes naturais e nanopartículas fluorescentes inseridas em biomateriais são realizados pelo grupo de pesquisa, visando a um material alternativo que seja econômico, ecológico e biocompatível para possíveis bio-aplicações.

 

As caracterizações termo-ópticas dos biomateriais são determinadas experimentalmente usando fontes de luz (Foto: Arquivo da pesquisadora)

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.  

Palavras-chave: Série Produtividade em Pesquisa Divulgação Científica Ciência UFU Física biomateriais corantes naturais

A11y