Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UFU inaugura rede social

Perfil no Instagram foi lançado, neste mês, com o objetivo de aproximar a comunicação com o público e promover o conhecimento sobre a proteção da população refugiada

Publicado em 21/07/2021 às 08:38 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Ensino, pesquisa e extensão sobre a população refugiada são desenvolvidos pela CSVM da UFU, em parceria com a ONU. (Arte: CSVM/UFU)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi a 24ª instituição de ensino superior brasileira a firmar parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), para a implementação, em 2020, da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM). Buscando dar visibilidade às ações e promover novas parcerias para o fortalecimento da rede de proteção ao refugiado, a equipe da CSVM da UFU lançou, na última semana, uma página no Instagram, com o intuito de ter um relacionamento mais próximo com a população e promover o aprendizado sobre o amparo da população refugiada, em Uberlândia e no mundo.

Segundo a professora Marrielle Maia, que é propositora da iniciativa e coordenadora local da cátedra na UFU, a divulgação de boas práticas é importante, visto que os refugiados são pessoas que fogem para outros lugares, em virtude de graves violações dos direitos humanos. “O canal pretende ser um espaço de divulgação das atividades da Cátedra e, também, de informar sobre os setores de atendimento à comunidade externa, mas especialmente é relevante para dar visibilidade ao tema na cidade”, salienta Maia, ao comentar sobre a criação da nova rede de comunicação.

No último mês, a UFU foi reconhecida pela ONU como parceira importante na rede de apoio a refugiados. Muitos deles têm como destino, ou passam durante o deslocamento, pelo maior município do interior de Minas Gerais. Diante disso, a nova rede social é mais uma frente de atuação do projeto e já conta com 178 seguidores, em menos de 10 dias. Outro canal, que atua na divulgação da temática, é o Acnur Brasil, parceiro da CSVM e que conta com mais de 154 mil seguidores.

As ações e parcerias, institucionais e interinstitucionais, da CSVM estão sob responsabilidade do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Direitos Humanos (Nupedh), no Instituto de Economia e Relações Internacionais (IERI/UFU). Para contemplar todas especificidades do projeto, a atuação da UFU se dá também na Assessoria Jurídica para Estrangeiros em Situação Irregular ou de Risco (Ajesir), no Grupo de Estudos e Pesquisa em Migração, Saúde e Trabalho (Migrast), no Núcleo de Francês e Literaturas de Língua Francesa (Nuffli), no Escritório de Assessoria Jurídica Popular (Esajup), na Clínica de Enfrentamento ao Trabalho Escravo (Cete), no Centro Brasileiro de Estudos em Direito e Religião (Cedire) e na iniciativa "Todas por Ela".