Pular para o conteúdo principal
Inovação

UFU está entre os usuários que mais fizeram registros no INPI

Instituição ficou em 3º lugar em número de registros de Programas de Computador

Publicado em 06/10/2021 às 15:45 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

A UFU ficou em 3º lugar em número de registros de Programas de Computador, em 9º em Patente de Invenção e em 16º em Modelo de Utilidade (foto: Prefeitura Universitária)

A Universidade Federal de Uberlândia está entre os usuários do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) que mais fizeram registros de propriedade intelectual em 2020, entre os residentes no Brasil. Conforme o ranking anual do instituto, divulgado no início de outubro, a instituição ficou em 3º lugar em número de registros de Programas de Computador, em 9º em Patente de Invenção e em 16º em Modelo de Utilidade.

Em 2020 a UFU fez 51 depósitos de registros de Programas de Computador, ficando atrás apenas da Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Telecomunicações (76 depósitos) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (58). A colocação representa um salto no ranking, pois em 2019 a UFU ocupava a 27ª colocação entre as que solicitaram registro de programas de computador

Em relação à Patente de Invenção, foram 38 registros da UFU. Essa quantidade deixou a instituição na quinta colocação entre as universidades federais brasileiras e em nono lugar no geral. Em 2019 ela havia ficado em 19º nesse tipo de criação entre todos os usuários do INPI residentes.

A UFU também fez o registro de cinco criações classificadas como Modelo de Utilidade. Embora tenha ficado em 16º lugar na classificação geral nessa modalidade de criação, entre as universidades federais ficou atrás apenas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, que fez seis registros.

"A UFU tem mostrado protagonismo regional e nacional em seus projetos de desenvolvimento de pesquisa e inovação, o que se reflete nos resultados apresentados no ranking publicado pelo INPI. Manteremos o apoio da PROPP [Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação] a esses projetos, para que possamos melhorar os nossos índices relacionados à inovação nos próximos anos", afirma Carlos Henrique de Carvalho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFU.

Thiago Paluma, diretor de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFU, destaca que os números divulgados no último ranking do INPI demonstram a excelência dos projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos pelos pesquisadores e pelas pesquisadoras da UFU. 

“Outro fator que deve ser ressaltado a partir desse ranking é a capacidade técnica dos servidores e servidoras da Agência Intelecto (Diretoria de Inovação e Transferência de Tecnologia, vinculada à PROPP), que atendem às demandas (depósitos de tecnologias, gestão do portfólio da UFU, gestão dos acordos e convênios de inovação e estímulo ao empreendedorismo de base tecnológica) da comunidade acadêmica provenientes dos nossos sete campi”, salientou Paluma.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: inovação ranking INPI Registros Agência Intelecto

A11y