Balanço 2021

Andifes destaca importância da união das universidades públicas

Durante primeira reunião presencial do Conselho Pleno da associação, presidente ressalta incertezas, união e superação

Publicado em 15/12/2021 às 17:02 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Durante a primeira reunião presencial do Conselho Pleno da  Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), os conselheiros fizeram um balanço do que foi vivido desde o início da pandemia de covid-19. Edward Madureira, ex-presidente da Andifes, destacou a importância das reuniões e do funcionamento remoto das universidades juntamente com os fóruns e colégios dentro da associação e, principalmente, o apoio dos reitores. “A tônica, desde o começo da pandemia, foi o trabalho conjunto”, evidenciou Madureira.

De acordo com Marcus David, atual presidente da Andifes, com a não prorrogação do decreto de calamidade pública em 2021, toda a estrutura de funcionamento do Estado Brasileiro ficou economicamente impactada de forma grave. Sobretudo as áreas de saúde e educação, que, segundo o presidente da associação, são as mais exigidas em um momento da pandemia, especialmente nas universidades. Ele afirmou, ainda, que as universidades só não entraram em colapso em 2021 por falta de orçamento porque estavam todos trabalhando em formato remoto.

Ao destacar as superações vividas pela Andifes e as perspectivas para o futuro, Marcus David acentuou a importância de se ter uma associação como a Andifes e a união entre os associados para alcançar o objetivo de atravessar esse momento de crise. “Vamos contar a história de como fizemos essas travessias. Da pandemia, a do maior arrocho orçamentário  da história das políticas fiscais brasileiras”, pontuou.

“Conseguimos manter as nossas instituições de pé. Claro que nós estamos sofrendo demais, é claro que nós cortamos programas, é claro que nós tivemos que fazer ajustes dolorosos nas nossas instituições. Mas nós estamos mantendo essa rede de universidades públicas federais de pé, funcionando e eu acho que isso é motivo de orgulho e isso mostra a força que tem essa associação”, declarou o presidente.

As expectativas, de acordo com os conselheiros, para o ano de 2022, são de luta contínua, acreditando que a união dos associados irá ajudar a superar os dois anos anteriores.

Palavras-chave: Andifes Conselho Pleno COVID-19