Graça do Aché

Centro Cultural da UFU encerra atividades de 2021 com live-show

Durante evento, coordenadora das atividades destacou importância do equipamento cultural

Publicado em 20/12/2021 às 15:44 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

(Foto: Alexandre Santos Costa)

Na última quinta-feira, 16/12, às 18h, em ambiente virtual, aconteceu o de Vera Primavera e Banda, “Cantando as Divas do Samba”. o evento marca encerramento das atividades de 2021 do Centro de Memória da Cultura Negra - Graça do Aché, equipamento cultural da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O evento também pertencia à programação da segunda edição do projeto #DezembroNegro que tem o intuito de promover a difusão do pensamento e da arte com protagonismo negro.

Durante o projeto aconteceu a retrospectiva das ações do Centro de Cultura com a divulgação de pesquisa científica sobre as vivências dos estudantes africanos em Uberlândia, o “África na UFU”. De acordo com Ivete Batista Almeida, coordenadora do Centro de Cultura, mesmo que esta edição esteja acontecendo de forma remota, é de extrema importância para o fortalecimento da interação entre os públicos da UFU e o Graça.

Vera Primavera, além de ser a atração principal da noite, é também ex-aluna da UFU, formada em Letras-Espanhol. Para Vera, o povo negro precisa continuar buscando ocupar espaços, principalmente os espaços da universiade e do governo “para levarmos nossa cultara e nos fazermos ouvidos”.

VOCÊ SABIA?

Um equipamento cultural é uma edificação voltada para práticas de cultura. Podendo ser teatro, cinemas, bibliotecas, galerias, arquivos, entre outros. Dentro desses espaços, são existes apresentação das mais diversas  expressões culturais.

Na UFU, além do Graça, existem os seguintes equipamentos culturais, que em sua maioria, são geridos pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFU (Proexc): bibliotecas, Coral da UFU, Museu do Índio,  Museu da Biodiversidade do Cerrado (MBC), Museu Universitário de Arte (MUnA), Museu de Minerais e Rochas (MMR), Museu do Índio (Musindio), Museu Dica: Diversão com Ciência e Arte (Dica).

> Saiba mais sobre os equipamentos culturais da UFU

Palavras-chave: Graça do Aché equipamentos culturais dezembro negro divas do samba cultura negra em uberlândia