Número de bolsas de mestrado e doutorado da UFU aumentou neste ano

Ao todo, 38 bolsas da Capes foram concedidas a mais, em relação a 2021

Publicado em 31/03/2022 às 11:55 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Em 2022, o número de bolsas de mestrado e doutorado da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), ofertadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), aumentou. No ano passado, eram 403 bolsas de mestrado e 388 de doutorado; já neste ano, 416 de mestrado e 413 de doutorado, ou seja, um aumento de 38 bolsas.

Esse aumento se deu por causa de uma alteração no modelo de redistribuição, que envolve diversos fatores, como número de titulados, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), conceito do programa, tempo do curso, número de professores e outras variáveis.

Já as bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) não tiveram aumento na quantidade, mas, sim, nos valores, pois foram reajustadas em 25%, tanto no mestrado quanto no doutorado. Ao todo, a UFU conta com 103 bolsas de mestrado e 69 de doutorado em parceria com a Fapemig.

Palavras-chave: bolsas Capes Fapemig Mestrado doutorado