Publicado em 18/05/2022 às 11:08 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21
UFU possui três unidades do Restaurante Universitário em Uberlândia. (Fotos: Milton Santos)
Consciente de todos os problemas que tem sido enfrentados pelos frequentadores dos Restaurantes Universitários (RUs) instalados nos campi Glória, Santa Mônica e Umuarama, a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Uberlândia (Proae/UFU) informa que já foram realizadas diversas reuniões entre a equipe técnica da Divisão de Restaurantes Universitários (Divru) e a empresa contratada para a prestação dos serviços nestas três unidades, a PJ Refeições. Nos encontros, foram debatidos acertos relacionados ao cumprimento de prazos, logística de entrega/reposição e organização do cardápio e demais providências para o cumprimento do Contrato 074/2021 - no valor total de R$ 9.710.844,96.
De acordo com a pró-reitora da Proae, Elaine Calderari, a empresa identificou dificuldades na contratação de equipe e aquisição de equipamentos e fornecedores de insumos na cidade de Uberlândia e, no último dia 5 de maio, encaminhou à UFU um plano de contingência, indicando as melhorias nos seguintes itens:
Chegada de novos funcionários é uma das providências anunciadas pela empresa
"Na quarta-feira da semana passada, dia 11, houve uma nova reunião emergencial entre a equipe de gestão do contrato e os responsáveis pela empresa. Neste encontro, combinamos algumas novas providências: ajustes e alinhamentos no cardápio - todas as mudanças devem ser alinhadas com as nutricionistas da UFU para que seja feita atualização da divulgação no site e aplicativo; revisão e monitoramento do percurso feito pelos carros que fazem a distribuição das preparações, de modo a diminuir o tempo de reposição de itens do cardápio que estiverem acabando; será realizado o empréstimo da câmara fria da UFU para estoque de alimentos da empresa; garantia da presença do preposto durante a execução dos serviços nos RUs; e cumprimento do horário de abertura, conforme definido em contrato e análise de tempo de fila", relata Calderari.
Ainda de acordo com a pró-reitora, nos dias 14 e 15, ocorreram novas reuniões tanto com membros da diretoria da PJ, sediada em Natal (RN) quanto com os responsáveis da empresa em Uberlândia. "Foram novas conversas para definições de fluxos e procedimentos. Foi solicitado um prazo em torno de 30 dias para a regularização de todos os itens identificados e notificados pela UFU", resume ela. E acrescenta: "É importante indicar que a Proae continua concedendo os auxilios de alimentação aos estudantes assistidos, ou seja, em vulnerabilidade socioeconômica, até que tenhamos regularidade no cumprimento desse contrato, como também indica que todas as tratativas estão sendo realizadas junto à empresa contratada para normalização e cumprimento do contrato estabelecido com a instituição. Reafirmamos o compromisso institucional junto aos(às) nossos(as) estudantes em garantir uma alimentação adequada como política de permanência na instituição."
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