Ciência

Grupo de pesquisa da UFU realiza estudo com pessoas fisicamente ativas para análise do tornozelo

Laboratório de Avaliação em Biomecânica e Neurociência busca validar propriedades de medidas dos Instrumentos de Avaliação para Instabilidade Crônica de Tornozelo

Publicado em 01/08/2022 às 09:39 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Podem participar pessoas fisicamente ativas que já tiveram alguma fratura no tornozelo. (Foto: Pixabay)

O grupo de pesquisa do Laboratório de Avaliação em Biomecânica e Neurociência da Universidade Federal de Uberlândia (LABiN/UFU) realiza um estudo das propriedades de medidas dos Instrumentos de Avaliação para Instabilidade Crônica de Tornozelo.

Para o trabalho, o grupo busca pessoas fisicamente ativas que já tiveram alguma fratura ou não no tornozelo. Os formulários de participação podem ser preenchidos de forma remota ou presencial – nos dias 1º, 7 e 15 de agosto. Após a primeira resposta, os responsáveis pelo estudo entrarão em contato para dar as próximas orientações.

Os instrumentos são amplamente usados em avaliações fisioterapêuticas para entender a funcionalidade de percepção dos pacientes com entorses recorrentes no tornozelo.

“A participação das pessoas é importante para compreender como os Instrumentos Avaliativos em Fisioterapia funcionam, mensuram e estabelecem critérios para avaliar a função de acordo com o ponto de vista do paciente”, explica Gabriella Teixeira, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia associativo entre a UFU e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Palavras-chave: fisioterapia tornozelo Formulário teste Avaliação