Pular para o conteúdo principal
Graduação

UFU em destaque no 'Guia da Faculdade 2024'; 16 cursos são 5 estrelas

Pesquisa realizada pelo Jornal Estado de São Paulo enfatiza qualidade de 80 cursos da Universidade Federal de Uberlândia

Publicado em 06/11/2024 às 19:49 - Atualizado em 07/11/2024 às 16:21

Dezesseis cursos da UFU receberam 5 estrelas. (Foto: Marco Cavalcanti)

A qualidade dos cursos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi reconhecida no "Guia da Faculdade 2024", pesquisa anual realizada pelo Estadão, que avalia cursos de graduação em todo o Brasil. O levantamento, que tem como objetivo medir a qualidade do ensino superior, destacou a excelência dos cursos da UFU e a crescente consolidação da universidade como referência acadêmica no país.

Entre os 80 cursos da UFU analisados, 16 obtiveram a classificação máxima de cinco estrelas, sendo considerados "excelentes", enquanto os demais 64 cursos receberam quatro estrelas, atingindo o conceito de "muito bom". A avaliação, realizada por especialistas, leva em conta a qualidade do corpo docente, as características do Projeto Pedagógico e a infraestrutura dos cursos. As notas variam de uma a cinco estrelas. Confira, abaixo, as notas atribuídas aos cursos da UFU:

 

Imagem com explicações dos conceitos atribuídos pelo 'Guia da Faculdade 2024'

 

UFU entre os melhores

Na versão impressa do 'Guia da Faculdade', alguns cursos da UFU se destacaram ainda mais, ao serem listados entre os melhores do Brasil em suas respectivas áreas.

Entre eles estão os cursos de Agronomia, ofertados nos campi de Monte Carmelo e Uberlândia, e o curso de Pedagogia, oferecido no campus de Ituiutaba, que figuram entre as melhores opções em suas áreas de conhecimento.

 

Conquista do curso de Ciências Sociais

O curso de Ciências Sociais da UFU alcançou uma conquista inédita ao receber cinco estrelas, tanto na modalidade de licenciatura quanto na de bacharelado, pela primeira vez em sua história. Segundo a professora Cristiane Fernandes, ex-coordenadora do curso, essa qualificação valoriza o trabalho dos docentes, técnicos e o ensino oferecido aos alunos, mostrando a consolidação do curso ao longo dos anos.

A atual coordenadora, professora Natália Scartezzini Rodrigues, destaca o empenho da equipe para que o curso de Ciências Sociais alcançasse esse patamar. Ela atribui o resultado às muitas iniciativas adotadas, como a organização dos fluxos dos componentes curriculares e a melhoria nas práticas administrativas, tornando os processos mais eficientes.

Para o futuro, o Instituto de Ciências Sociais (Incis) tem planos ambiciosos para melhorar ainda mais a qualidade do curso, incluindo a ampliação das possibilidades de estágios, criação de laboratórios de métodos e técnicas de pesquisa, e a incorporação de novas tecnologias da informação na formação dos cientistas sociais, ampliando, assim, as oportunidades profissionais dos futuros egressos.

Mais informações sobre a avaliação dos cursos podem ser encontradas no site oficial do 'Guia da Faculdade'.

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: Avaliação graduação Ranking das universidades Guia da Faculdade do Estadão

A11y