Publicado em 21/10/2022 às 14:22 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20
O Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché, equipamento cultural da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU), celebra, no mês de novembro, 20 anos de existência. Nesta edição, a comemoração de aniversário será dedicada ao debate sobre a realidade social e racial brasileira. A “Jornada Acadêmica e Artística dos 20 anos do Graça do Aché: veredas decoloniais entre memórias e identidades regionais - Salve, negritude!” terá um espaço para apresentação de trabalhos - cujo período para submissões está aberto até 11 de novembro.
Coordenadora do Graça do Aché, Ivete Almeida declara: “Este evento acadêmico irá discutir as questões ligadas à identidade cultural afro-brasileira. Será um espaço privilegiado de discussão, para quem tem interesse na temática, tem pesquisa ou projeto de extensão.”
Ao longo da programação, serão discutidas temáticas etnorraciais como decolonialidade, negritude, regionalismo e desigualdade com as comunidades interna e externa à universidade, por meio de mesas-redondas, apresentações artísticas e apresentações de pesquisa e projetos sobre culturas brasileiras de matrizes africanas e a questão racial.
Sobre a jornada
A “Jornada Acadêmica e Artística dos 20 anos do Graça do Aché: veredas decoloniais entre memórias e identidades regionais - Salve, Negritude!” tem por objetivo a construção de um espaço de troca acadêmica e debates sobre a questão da imagem como mediadora e construtora das representações sociais sobre processos e sujeitos históricos.
Os resumos vão compor, ao final do evento, um Caderno de Resumos. Além disso, dos dias 1º de dezembro a 21 de janeiro, ficará aberto o prazo de envio dos textos completos para os Anais Digitais, que serão publicados em março de 2023. As inscrições gerais da Jornada vão de 1º a 26 de novembro, também por meio do site do evento.
Programação 20 anos
A programação em comemoração aos 20 anos do Graça do Aché acontece de 21 a 26 de novembro e vai incluir, ainda, a sessão de abertura, além de mesas-redondas, oficinas, minicursos e apresentações de trabalhos. Estão previstos, também, a apresentação do documentário "Chique, Chique! É baile que chama, né?" e o Baile Black. As descrições de todas as atividades serão divulgadas pela comissão organizadora no dia 14 de novembro.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: submissão trabalhos Jornada Graça do Aché 20 anos dicult PROEXC UFU
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS