VIDEOCAST

Episódio 47 do UFUCast é sobre Cultura na UFU

Bate-papo da semana abordou os principais aspectos dos projetos e equipamentos culturais da universidade

Publicado em 10/02/2023 às 18:07 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

UFUCast

Imagem: Reprodução

O assunto do episódio 47 do UFUCast é a cultura na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Os jornalistas Matheus Minuncio e Sara Camelo bateram um papo com o diretor de Cultura da UFU, Alexandre Molina, e com a coordenadora da Divisão de Fomento à Cultura da UFU, Isabela Pompeu. A conversa foi sobre o fomento e a promoção da cultura nas instituições de ensino superior, os equipamentos culturais da universidade e, ainda, as novidades culturais da UFU para o ano de 2023.

A cultura, de um modo geral, está presente em mais campos da nossa vida do que podemos imaginar. Para além dos espetáculos em teatros, grandes festivais de música ou filmes nas telas de cinema, ela permeia as nossas relações sociais no trabalho, na família, nas celebrações religiosas e até em partidas de futebol. Sendo assim, no espaço da universidade não seria diferente.

Longe de ser uma coisa mais abstrata, a cultura na UFU se materializa na forma de aparelhos culturais - museus, centros culturais, espaços artísticos, auditórios - formação acadêmica e profissional, nos cursos ligados ao Instituto de Artes da UFU, e nos editais de incentivo a  projetos culturais.

Segundo Alexandre Molina, a gestão dessa estrutura de cultura dentro do contexto universitário é focada em como ela pode contribuir no processo formativo dos profissionais que ali estão. “É tentar deixar esse processo mais humanístico, que esses profissionais saiam da universidade mais sensíveis, e que consigam despertar a sua criatividade em diferentes áreas de atuação”, diz Alexandre. Ainda, destaca que a cultura é muito diversa e está sempre em movimento, e que a associação com as artes vem para contribuir com o esse processo formativo.

Nessa linha, o fomento de projetos e iniciativas culturais é essencial para que servidores, técnicos, docentes e estudantes possam dar vida e movimento às suas ideias, além de fortalecer esse processo formativo. Isabela Pompeu explica que a Divisão de Fomento (Difoc/UFU), braço da Diretoria de Cultura (Dicult/UFU), ligada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU), foi justamente criada para atender a demanda da comunidade acadêmica por apoio para projetos.

Nesse sentido, Isabela destaca que a universidade atualmente oferece seis programas, que lançam editais e chamamentos, para apoiar a cultura, que são:

• Programa Institucional de Apoio à Cultura (Piac): atende em duas vertentes, tanto servidores, técnicos e docentes, quanto estudantes da UFU de todas as áreas;
  • Programa de Ocupação do Graça do Axé: voltado para ações de arte e cultura negra, utilizando o Centro de Memória e Cultura Negra - Graça do Axé;
  • Programa de Iniciação Artística (Pina): exclusivo para estudantes dos cursos ligados ao Instituto de Artes da UFU (Iarte/UFU) - Dança, Música, Teatro e Artes Visuais - visando a formação profissional em artes, oferecendo bolsas de extensão de 12 meses.
  • Programa de Apoio aos Museus da UFU (Promus): direcionado aos cinco museus da UFU que enviem projetos para serem executados.
  • Programa de Apoio aos Centros de Documentação, Memória e Arquivos da UFU (Procema): direcionado aos três Centros de Documento, Memória e Arquivos da UFU que enviem projetos para serem executados.

Com tantos programas sendo oferecidos, conhecer mais sobre esses editais é fundamental para quem deseja executar um projeto cultural na UFU. “Quem não conhece, pode ter a ideia de que é difícil fazer projetos de cultura e arte na UFU, e não é! Nós temos todo tipo de edital, há muitas vagas. Então, tentem!”, finaliza Isabela.

Sobre o UFUCast

A transmissão foi realizada pelo canal da UFU, no YouTube, e nas principais plataformas agregadoras de podcast. Esse projeto é elaborado pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU), com execução técnica da Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU). O objetivo do videocast é apresentar aos espectadores e ouvintes a universidade para além de seus muros e os pesquisadores para além de suas pesquisas.

Vale lembrar que você também pode acompanhar os cortes da entrevista da semana por meio do Instagram, no perfil @UFU_Oficial. Além disso, a Rádio Universitária FM veicula às terças-feiras, a partir das 20h, a versão gravada do episódio da semana.