Inscrições abertas para o Projeto de Educação Médica Continuada

Graduados em Medicina podem participar do trabalho voluntário; prazo para concorrer encerra em 23 de fevereiro

Publicado em 10/02/2023 às 11:58 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Selecionados do Projeto de Educação Médica Continuada em Medicina de Emergência devem iniciar atividades no dia 10 de março. (Foto: Milton Santos)

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU) está com processo seletivo aberto para participação no Projeto de Educação Médica Continuada em Medicina de Emergência. São oito vagas para graduados e estudantes do último período de Medicina (com colação de grau até 10/03/2023).

Os participantes devem ter 60 horas de disponibilidade semanal para desenvolver atividades: teórico-práticas (12h), estudos dirigidos (12h) e estágio em serviço (36h). A participação é voluntária, com início previsto para o dia 10 de março de 2023.

“A finalidade é desenvolver junto aos cursistas treinamento em medicina de emergência através de simulações clínicas, discussões teórico-práticas e acompanhamento em estágio nos serviços dentro do HC-UFU [Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia] e no Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência]”, explica o coordenador do projeto, Heitor Luiz Gomes.

O coordenador elencou os principais benefícios em participar desta iniciativa de extensão:

• Acesso exclusivo aos cursos ministrados no Centro de Educação Baseada em Simulação;
  • Estágios em acompanhamento em serviço em sala de trauma, unidade de AVC, PS de clínica, UTIs, sala vermelha, ultrassom, ecocardiograma e a tomografia, PS de Obstetrícia, Gestão, Unidade de Queimados, Infectologia, Psiquiatria, Unidade de Transplante e Diálise, Pediatria, Neonatologia, Hospital do Câncer, Hospital de Paliativos, serviço de urologia, vascular, cirurgia pediátrica e torácica;
  • Estágios em ambulâncias avançadas e regulação médica Samu.

Inscrições

O período de inscrições fica aberto de 9 a 23 de fevereiro. Para participar, é necessário encaminhar a documentação prevista no edital para o seguinte e-mail: centrosimulac.hc-ufu@ebserh.gov.br. Não há cobrança de taxa.

A seleção prevê três etapas: 1) análise de documentação; 2) prova geral e; 3) avaliação curricular. Consulte o edital para verificar a relação de documentos exigidos e critérios de pontuação.

A prova será aplicada no dia 27 de fevereiro em Uberlândia (Campus Umuarama). Veja, abaixo, o cronograma de realização das atividades:

Mais informações estão disponíveis na página oficial do processo seletivo

Palavras-chave: Medicina Projeto de Extensão