Mãos à obra: alunos de Design criam protótipos de bancos

Compensado de madeira foi o material base utilizado nas produções

Publicado em 06/02/2023 às 17:04 - Atualizado em 30/08/2023 às 09:56

Proposta foi desenvolver bancos em tamanho real, partindo da criatividade de cada grupo. (Foto: Túlio Daniel)

Do desenho à miniatura, da miniatura ao tamanho real. Esta é a proposta da disciplina Oficina de Modelos I, do curso de Design da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), ministrada pelo professor Juliano Pereira. Por causa da pandemia de covid-19, a disciplina, que é prática, não foi ofertada nos anos anteriores e retornou, neste semestre, para os alunos dos primeiro, terceiro e quinto períodos.

Buscando capacitar os estudantes para desenvolverem modelos tridimensionais físicos, foi orientada a criação de bancos utilizando compensados de madeira e materiais complementares escolhidos por eles. As atividades aconteceram no Laboratório de Modelos e Protótipos (Lamop), localizado no Campus Umuarama.

“Quando fazemos uma atividade dessa, como o exercício do banco, os alunos estão testando uma série de questões que são da natureza do design de produto, em que um modelo físico permite testar. Por exemplo, na estrutura do banco, é saber se ele vai suportar determinado peso, que é o peso do corpo humano. Para isso, é preciso ter um desenho estrutural que resolva a peça”, explica Pereira.

De acordo com o professor, a escolha do banco foi devido a uma maior facilidade no desenvolvimento da peça, visto que é uma disciplina introdutória. Porém, mesmo sendo uma disciplina introdutória e por ser uma peça pequena, não é uma atividade menos complexa. Foi determinado para os alunos que o banco deveria ter entre 30 e 45 centímetros de altura. “Temos a questão de pensar o banco e testá-lo enquanto estrutura, sistema de montagem de encaixes, questões ergonômicas e enquanto elemento estético”, especifica o professor em relação ao exercício proposto.

Representações

Com o auxílio de técnicos, alunos fazem todas as atividades no Laboratório de Modelos e Protótipos (Lamop). (Foto: Arquivo pessoal)

Na disciplina, são trabalhadas três formas de representação: a maquete, que é um modelo tridimensional em escala reduzida; o mock-up, que é um modelo em escala real, mas não com materiais definitivos; e o protótipo, um modelo em escala real e com os materiais definitivos, que foi a atividade dos bancos.

Para o exercício da maquete, foi proposta a representação em escala de 1:5 da cadeira Girafa, produto da designer Lina Bo Bardi. Já para o mock-up a ideia foi a criação de uma embalagem para ovos utilizando papelão. “A embalagem pressupõe um conteúdo que vai ser protegido e esse conteúdo, que no exercício foi o ovo, torna-se um ponto de partida e ajuda os alunos iniciantes”, esclarece Pereira.

Cadeira Girafa em tamanho 1:5, feita durante a atividade de maquete pelas alunas Ludimila de Castro e Júlia Andrade.(Fotos: Arquivo pessoal)

Já para a construção do protótipo do banco os alunos passaram por algumas etapas, dentre elas, as sketches, que são os primeiros desenhos; o desenho técnico e modelo 3D; os testes em diferentes escalas; até chegarem na produção final. O grupo composto pelos alunos do quinto período Hítalo Souza, Bianca Rodrigues e Nathalia Caroline utilizou, por exemplo, apenas madeira na construção, priorizando um modelo baseado em curvas.

Banco desenvolvido por Hítalo Souza, Bianca Rodrigues e Nathalia Caroline. À esquerda, sketch inicial e à direita o produto final. (Fotos: Arquivo pessoal)

Os estudantes tiveram a opção de utilizar outros materiais, além da madeira, na construção dos bancos. O grupo composto pelas alunas Ludimila de Castro, Júlia Andrade e Aline Marinho utilizou uma impressora 3D para produzir o tampão do protótipo.

“No curso de Design sempre somos desafiados a criar projetos originais com uma abordagem sustentável. Dessa forma, tentamos atuar da melhor maneira possível para conceber um mobiliário que não só cumprisse seu simples valor primordial de apoio, mas que também fosse algo que agregasse valor estético ao ambiente, dando um toque de elegância para onde estiver”, explica Andrade.

Outros materiais podem ser utilizados na produção, para além da madeira pré-estabelecida. (Fotos: Arquivo pessoal)

Laboratório de Modelos e Protótipos da UFU

O Lamop destina-se à execução de representações tridimensionais físicas, servindo como suporte às aulas teóricas e práticas, sendo um espaço de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design (Faued).

O curso de Design da UFU é voltado para design gráfico, de produto e de interiores. “O design de produto e o design de interiores têm o Lamop como coração do curso, porque tudo que os alunos projetam e fazem no papel é lá que eles concretizam e conseguem entender se aquilo vai funcionar ou não”, complementa Pereira.

“Embora essa disciplina seja normalmente ofertada no primeiro semestre do curso, devido à pandemia [de covid-19], nossa turma só pôde cursá-la no quinto período e foi muito divertido finalmente ter a oportunidade de levar um projeto para além dos desenhos e maquetes, chegando em um protótipo finalizado em tamanho real. Ficamos muito orgulhosas do resultado. Além disso, a experiência construtiva em si é algo que agrega muito para a gente, visto que ser capaz de idealizar e construir uma peça do zero é muito gratificante, apesar de todos os erros de processos aos quais nossa própria inexperiência nos submete”, finaliza Aline Marinho.

Para o começo do próximo semestre, o professor realizará uma exposição para mostrar à comunidade alguns dos produtos desenvolvidos no Lamop.

Palavras-chave: Design banco protótipo lamop