Comunicação

UFU e Fundação Roberto Marinho firmam parceria entre os departamentos de comunicação

Acordo visa à cooperação para a produção de conteúdos educativos com alcance nacional, por meio do Canal Futura

Publicado em 27/02/2023 às 08:12 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

A edição nº 38 do Diário Oficial da União (DOU), publicada na última sexta-feira (24), acaba de oficializar a parceria firmada entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Fundação Roberto Marinho (FRM), com o objetivo de contribuir na formação educacional da população brasileira. O acordo visa à cooperação para o intercâmbio de conteúdo, metodologias e iniciativas de natureza educativa e cultural. O material produzido será divulgado tanto nos canais oficiais de comunicação da UFU quanto no Futura, o canal educativo da fundação.

O objetivo da FRM, ao realizar a parceria com a UFU, é promover o conhecimento e a diversidade com um olhar mais atento aos principais problemas do país, por meio de ações conjuntas com o departamento de comunicação da universidade. O diretor adjunto do Canal Futura, Acácio Jacinto, esteve em Uberlândia no final de 2022 e participou de reuniões com a equipe da Diretoria de Comunicação Social (Dirco) e com o reitor da instituição. Jacinto reforça o objetivo da parceria e ressalta a importância de trabalhar com as universidades brasileiras: “O objetivo agora é unir ações e esforços a várias mãos para poder construir um país mais rico, diverso e igualitário, como manda a nossa Constituição. [...] As universidades brasileiras, como um todo, são uma aliança estratégica para a promoção da Educação e para a transformação social da sociedade brasileira.”

Da esquerda para a direita: Acácio Jacinto, diretor adjunto do Canal Futura; Valder Steffen Jr, reitor da UFU; e Renata Neiva, diretora de Comunicação Social da UFU. (Fotos: Milton Santos)

Ainda de acordo com ele, a fundação prestará assessoria tecnológica, de conteúdo, artística e de jornalismo à universidade, além de se comprometer a participar de algumas atividades acadêmicas, enquanto a UFU irá colaborar com as produções jornalísticas do Futura e produzir material audiovisual em caráter de contribuição regional para os programas gerais da rede nacional. “Sabemos que as universidades são uma potência em pesquisa, extensão, ensino e conhecimento e que elas formam os principais formadores de opinião. Para o Canal Futura, que é um canal de excelência em Educação, pensar em projetos com uma universidade, como a Federal de Uberlândia, é totalmente estratégico e fundamental no sentido da gente conseguir promover toda riqueza e conhecimento que acontece na região de Uberlândia”, complementa Jacinto.

Quem também vê com bons olhos a nova parceria é Valder Steffen Jr. O reitor vislumbra que a cooperação entre a UFU e a Fundação Roberto Marinho trará maior audiência para as matérias que a Dirco produz, especialmente aquelas relacionadas às temáticas de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia: “Estas matérias já alcançam um público significativo e têm o potencial de levar informação de qualidade produzida pela universidade a muito mais pessoas nas mais diferentes regiões do país. [...] A iniciativa da fundação, no sentido de fazer um intercâmbio de conteúdo com a UFU, demonstra que aquilo que aqui produzimos tem despertado interesse que vai para além da nossa região. É o reconhecimento por um importante veículo de comunicação que nossa universidade produz ensino, pesquisa e extensão de qualidade.”

A Diretoria de Comunicação Social é o setor da universidade que estará em conexão com a Fundação Roberto Marinho para a realização deste intercâmbio de conteúdo. Como integrante do Colégio de Gestores de Comunicação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Cogecom/Andifes), a Dirco tem como missão dialogar com a sociedade e, assim, garantir transparência, acesso facilitado às informações e promover a interação.

Tendo como base esse compromisso social, a diretora da Dirco, Renata Neiva, avalia que a nova parceria tende a contribuir para combater a desinformação e para a garantia dos pilares que sustentam a vida coletiva em prol do bem comum. "O reconhecimento da importância estratégica da comunicação no cenário atual deve fazer parte do compromisso de todas as instituições sociais com a educação pública de nosso país, em seus diferentes níveis, da Educação Básica à pós-graduação. Por isso, a educação midiática, a difusão e a popularização da Ciência, da Tecnologia e de temas transversais de interesse social devem ser pautas e iniciativas prioritárias no trabalho da comunicação pública contemporânea”, argumenta.

Concluindo, Neiva acrescenta que "a cooperação com o Canal Futura, que mobiliza, hoje, uma rede de 83 universidades e tem como proposta proporcionar a aliança entre a educação e a comunicação, irá possibilitar maior visibilidade às ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na UFU, além de ser relevante para estudantes interessados em participar do projeto Geração Futura Universidades Parceiras, que oferece oficinas de audiovisual".

Equipe da Dirco apresenta a diretoria e os projetos de comunicação desenvolvidos na universidade para Acácio Jacinto (à direita, na foto)

Palavras-chave: Dirco UFU Fundação Roberto Marinho Parceria Comunicação