Diretrizes

Política de Comunicação é aprovada na UFU

Documento norteador da Comunicação Institucional da Universidade Federal de Uberlândia foi elaborado de forma colaborativa, pelos componentes da equipe da Diretoria de Comunicação Social

Publicado em 16/03/2023 às 13:11 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Política de Comunicação foi elaborada a partir de deliberações dos grupos de trabalho, de maio a setembro de 2022. (Foto: Milton Santos)

Os princípios, valores e diretrizes de Comunicação da UFU estão institucionalizados. O reitor, Valder Steffen Júnior, assinou nesta quarta-feira, 15 de março, a portaria que aprova aPolítica de Comunicação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)No documento são apresentados todos os preceitos e critérios que balizam a atuação da Comunicação Institucional, bem como os diversos públicos que interagem com a UFU. Ele se junta à Política Editorial da Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) - aprovada pela Portaria Reito nº 361, de 7 de março de 2023 - e ao Regimento Interno da Dirco - aprovado pela Portaria Reito nº 364, de 17 de março de 2023.

A proposta da Política de Comunicação foi criada a partir de debates realizados pela equipe da Dirco, entre os meses de maio e setembro de 2022, e está em sintonia com a crescente demanda por transparência e abertura ao diálogo na gestão pública. “Agora, temos um instrumento para regulamentar os processos comunicacionais. A comunicação estratégica é amparada pelos princípios gerais da administração pública e tem a missão de zelar pela identidade institucional e fortalecer a interação entre os públicos”, enfatiza Renata Neiva, gestora da Dirco e presidente da comissão de elaboração do documento.

O papel da diretoria neste processo e a participação da comunidade universitária, via agentes de comunicação, também estão definidos na política. Veja, abaixo, a íntegra da Política de Comunicação da UFU:

Elaboração coletiva

A estrutura da política foi concebida com a participação coletiva. Foram formados grupos de trabalho (GT) setoriais, propiciando o amplo envolvimento de todos os membros efetivos e terceirizados da equipe e também dando espaço para contribuições dos estagiários da Dirco. As seguintes áreas foram contempladas: administrativa; assessoria; audiovisual; design e publicidade; divulgação científica; rádio; redes sociais; e relações públicas.

"A Política de Comunicação da UFU é resultado de um processo de construção coletiva. A nossa equipe, com a ajuda de profissionais de outras universidades, discutiu intensamente cada proposta. O documento será compartilhado com todos os públicos. Considero esta conquista um marco para a Comunicação da universidade”, destaca Neiva.

Política de Comunicação nas IFES

A criação da Política de Comunicação coloca a UFU em um seleto grupo de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que possuem um instrumento de gestão estratégica do setor. Em pesquisa realizada no ano passado pelo Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom), órgão vinculado à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), foi verificado que apenas 23,5% das instituições já implementaram esse documento. Os dados foram colhidos com gestores de comunicação de 51 IFES e sinalizam que 68,6% delas não elaboraram o documento.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Dirco Comunicação UFU

Conteúdo relacionado