Veterinária

Ação extensionista da UFU fornece atendimento nutricional para pets

Objetivo do PronaPet é fornecer informações confiáveis à população sobre a alimentação de animais de criação doméstica

Publicado em 21/03/2023 às 11:03 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

O Núcleo de Nutrição, Alimentação e Bem-estar de Animais de Estimação (NubeaPet) anuncia o início do Programa de Orientação Nutricional e Alimentar para Tutores de Animais de Estimação (PronaPet). A iniciativa é um projeto de extensão vinculado à Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia (Famev/UFU).

Núcleo de Nutrição, Alimentação e Bem-estar de Animais de Estimação é o responsável pelo programa de extensão. (Imagem: Nubeapet)

Por meio de palestras e atividades realizadas com o auxílio de alunos dos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária, o programa tem como objetivo dar orientações à população de Uberlândia em relação à nutrição e alimentação de animais de estimação, a exemplo de cães e gatos, além de mostrar a importância dessa relação e o seu impacto na saúde e bem-estar desses animais.

A professora Janine França, que atua como coordenadora-geral do PronaPet, ressalta a necessidade de transmitir informações seguras sobre esse assunto, devido à grande variedade de opções existentes no mercado de pet food: “O tutor ou tutora nem sempre tem informação e conhecimento para adquirir o que irá melhor atender a seu animal de estimação, considerando também custos e benefícios de aquisição do alimento pretendido para seu pet. Medidas simples podem sanar dúvidas e melhor orientá-los em relação à escolha do alimento a ofertar e como ofertá-lo para garantia de saúde e bem-estar dos animais.”

Os atendimentos oferecidos pelo programa de extensão serão realizados de forma gratuita e presencial no Campus Glória da UFU, na sala 214B do Bloco 1C. Os horários disponibilizados são às segundas e quartas-feiras, das 14h às 17h30, e às quintas-feiras, das 8h30 às 12h.

O agendamento deve ser feito previamente. Para isso, basta enviar uma mensagem ao NubeaPet, via DM do Instagram do núcleo responsável pelo programa: @nubeapetufu.

A fim de tornar o procedimento mais preciso e rápido, o NubeaPet solicita que os atendidos levem fotos e vídeos dos animais, além de informações quanto a peso, idade e a atual alimentação deles.

Atendimentos serão realizados no Campus Glória. (Imagem: NubeaPet)

Palavras-chave: UFU NubeaPet PronaPet Famev PET animais de estimação nutrição animal

Conteúdo relacionado