Livro aborda o trabalho em usinas de cana-de-açúcar

Obra é resultado de pesquisa de doutorado de servidor da UFU

Publicado em 29/03/2023 às 14:30 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

Pesquisador desenvolve livro sobre as relações de trabalho nas usinas de cana-de-açúcar do Triângulo Mineiro. (Imagem: Reprodução)

As relações de trabalho nas usinas de cana-de-açúcar do Triângulo Mineiro são o tema do livro “Termos de Ajustamento de Conduta e Trabalho Decente em Usinas Sucroalcooleiras”, de autoria de Adailton Borges de Oliveira, servidor técnico-administrativo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O produto é resultado de três anos de pesquisa do cientista no seu doutorado em biocombustíveis.

No caso pesquisado pelo autor, os Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) têm a finalidade de impedir a continuidade da situação de ilegalidade nos espaços de trabalho. Oliveira verificou os acordos celebrados pelo Ministério Público do Trabalho e os violadores de direitos trabalhistas.

“Não basta que os trabalhadores recebam o valor das multas e o pagamento de verbas trabalhistas. É preciso ações posteriores ao resgate dessas pessoas que são flagradas laborando em condições análogas à de escravo, como capacitá-las para que possam vislumbrar outras possibilidades de trabalho e sobrevivência. Pois, do contrário, eles acabam voltando para o ambiente de exploração do qual foram retirados/resgatados.”

O trabalho decente é uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organização das Nações Unidas (ONU). A partir disso, Oliveira comenta: “A obra é publicada em momento bem oportuno. Eis que, há poucas semanas, tivemos notícias do resgate de trabalhadores que laboram em condições análogas à de escravo, em vinícolas do Rio Grande do Sul.”

O autor também é coordenador da Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito (Copsia) da Universidade Federal de Uberlândia. Saiba mais sobre Adailton Borges de Oliveira aqui.

Palavras-chave: livro cana-de-açúcar usinas sucroalcooleiras COPSIA lançamento de livro trabalho