Volta do Cine UFU traz filme sobre a vida da ativista Rosa Luxemburgo

Exibição será nesta quinta-feira, 9 de março, no Bloco 5O-B, às 19 horas

Publicado em 07/03/2023 às 14:04 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Arte: Bia Pagano

Após as férias, o Cine UFU está de volta. Para celebrar o Mês das Mulheres, foi escolhido o filme "Rosa Luxemburgo", um drama biográfico sobre a intensa luta da feminista alemã.

A obra recebeu várias indicações e prêmios, como o de melhor atriz no Festival de Cannes, pela performance da protagonista, interpretada por Barbara Sukowa. O longa-metragem conta com a direção de Margarethe Von Trotta, conhecida por realizar tramas com fortes protagonistas femininas, no âmbito político.

A  exibição acontecerá nesta quinta-feira, 9 de março, no estacionamento do Bloco 5O-B do Campus Santa Mônica, a partir das 19h.

Sinopse

Rosa Luxemburgo é a história de uma polonesa que, sem nunca ter aberto mão de sua feminilidade, foi revolucionária da esquerda alemã e uma das grandes personalidades deste século. Se você se interessa por política e quer saber mais sobre figuras femininas nesse ambiente predominantemente machista, vem pro Cine UFU!

Debate

Após o filme, acontecerá uma discussão sobre a temática, com a professora Raquel Azevedo, do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU). Ela é militante do PCB e formada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Haverá emissão de certificados aos participantes.

"Minha expectativa para o debate é que possamos explorar a perspectiva fundamental da obra de Rosa Luxemburgo, de que o capital não consegue se reproduzir sem recorrer aos chamados 'mercados externos', sejam eles a periferia, ou os próprios setores não capitalistas no centro da economia mundial. Isso nos permite pensar no papel das mulheres na reprodução do capital. Essa discussão nos dá elementos para pensar um feminismo realmente revolucionário", conta Azevedo.

Palavras-chave: Cine UFU Rosa Luxemburgo