Cine UFU volta com tudo

Reinício do semestre letivo marca o retorno do projeto, com sessão temática e retrô ‘VHSUSTO’, a partir desta quinta-feira, 8 de agosto

Publicado em 06/08/2024 às 14:36 - Atualizado em 09/08/2024 às 13:46

Com o retorno do semestre letivo 2024/1, o Cine UFU já tem data marcada para sua reestreia. Nesta quinta-feira, dia 8 de agosto, às 18h, no auditório 5O-B do Campus Santa Mônica, o projeto da Diretoria de Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Dicult/UFU) retoma suas atividades, com o “VHSUSTO”.

Sobre o projeto

Em 2007, a UFU criou o Clube de Cinema, localizado no auditório da biblioteca e voltado à exibição de filmes para a comunidade acadêmica. Dez anos depois, em 2017 a universidade adquiriu o acervo da Sétima Arte, uma locadora de filmes em VHS, e foi naquele momento que o clube passou a se chamar Cine UFU.

Desde então, o Cine UFU possui o acervo VHS Sétima Arte e armazena 1.500 fitas de diversos gêneros cinematográficos, as quais contam a história da origem do próprio projeto. Com o passar dos anos, as sessões foram trazendo temas variados e conquistando espectadores, como as recentes exibições do “Especial Mês das Mulheres” e “Esquenta Oscar 2024”.

Foto de sala escura, com cena de um filme sendo projetada na parede e imagens de silhuetas de cabeças humanas aparecendo em primeiro plano
Registro de uma das exibições da sessão temática 'Especial do Mês das Mulheres'. (Foto: acervo do Cine UFU)

‘VHSUSTO’

A temática “VHSUSTO” surgiu a partir do desejo dos bolsistas do Cine UFU, Guilherme Bandeira e Tiago Rodrigues, de trazerem as fitas VHS do acervo para as sessões abertas ao público. Os jovens ressaltam a relação entre a estética retrô dos materiais com o gênero de terror, algo que chama muita atenção do público.

“São clássicos que a gente tem do terror, que deram origem a vários outros gêneros de cinema, né? Então, a gente consumindo muito da fonte do cinema clássico e da origem do próprio Cine UFU”, destaca Bandeira.

A marca registrada das sessões são os cartazes espalhados pela instituição. Além de abordarem temáticas específicas de acordo com datas comemorativas e debates acadêmicos, eles agora trazem gêneros queridos pelo público como opção de lazer.

Rodrigues aponta a importância de ter uma relação próxima com os espectadores, para criar uma comunidade engajada. A novidade dessa sessão temática é a participação popular na seleção dos filmes para completar a programação, por meio de uma enquete nas redes sociais. “Essa participação da comunidade acadêmica, não só na hora de vir ver o filme, mas também na hora de decidir o que passando, é importante pra gente poder entender o que a galera gosta de assistir”, reforça o bolsista.

Programação

A primeira sessão do “VHSUSTO” vai acontecer nesta quinta-feira, dia 8, às 18h, no auditório 5O-B do Campus Santa Mônica, com o filme “O iluminado”. Confira, abaixo, as duas primeiras atrações em cartaz e suas respectivas sinopses.

• “O Iluminado” (1980) - o escritor Jack Torrance aceita o cargo de zelador do Hotel Overlook e se muda com sua esposa e o filho durante o inverno. No hotel, o seu filho Danny é atormentado por visões, e a instabilidade mental de Jack passa cada vez mais a ameaçar sua família. Data, horário e local da sessão: 8 de agosto, às 18h - Auditório 5O-B do Campus Santa Mônica;
  • “A Bruxa de Blair” (1999) - em outubro de 1994, três jovens viajam até a Floresta de Black Hills, com o intuito de gravar um documentário sobre a lenda da "Bruxa de Blair". Eles desapareceram, porém, um ano após o desaparecimento, as fitas gravadas por eles foram encontradas. Data, horário e local da sessão: 15 de agosto, às 18h - Auditório 5O-B do Campus Santa Mônica.

Não perca a chance de participar e venha prestigiar esses clássicos do cinema! Fique atento às redes sociais do Cine UFU (@cineufu) e da Dicult (@dicultufu) para a votação que irá definir os filmes das próximas sessões.

Palavras-chave: Cine UFU VHSUSTO dicult PROEXC UFU